Em São José, tráfico vende drogas com pagamento por Pix e faz ‘empréstimo’ a comprador

Traficantes usam a tecnologia para incrementar a venda de drogas
O bagulho é doido, mas também é tecno.
Traficantes que atuam em São José dos Campos têm usado a tecnologia para incrementar a venda de drogas na maior cidade do Vale do Paraíba.
Em biqueiras de bairros como Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º, ambos na região sul, a compra de entorpecentes já pode ser paga usando o Pix.
O novo método de pagamento, o Pix, não é a forma hegemônica de se comprar drogas, mas já vem sendo usado por alguns traficantes. A principal fonte de pagamento ainda é o dinheiro vivo.
A forma é tão nova que nem mesmo a Polícia Civil tem registro do uso do Pix para a compra de drogas. Ao menos oficialmente. Investigadores que atuam no combate ao tráfico dizem que o pagamento via Pix ainda não apareceu em investigações, mas que, na avaliação deles, é provável que já venha sendo usado.
E não é a única novidade. Em sigilo, um policial contou a reportagem que há informações de que traficantes estão oferecendo empréstimos para a compra de drogas, como uma espécie de ‘linha de crédito’ do tráfico. Ou seja, o tráfico passou do ‘vender fiado’ para um ‘crediário’ aos usuários de drogas.
Detalhe: os empréstimos poderiam ser obtidos por meio de um ‘operador’ do sistema que usaria uma moto para fornecer o ‘crédito’ aos usuários. A modalidade vem sendo investigada.
Tais ‘inovações’ no tráfico na zona sul de São José confirmam a região como a de maior influência na venda de drogas.
De acordo com dados oficiais da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), os bairros da região sul respondem por 41,5% das ocorrências de tráfico de drogas em São José de janeiro a julho de 2022. A zona leste aparece com 35%.
No ano passado, no mesmo período, a região leste liderava com 37,4% contra 35,9% da sul. Em ambos os anos, a região central é a terceira colocada, com 15%.
No entanto, de acordo com o levantamento de produtividade policial feito pela SSP, o combate às drogas caiu em São José. Nos sete meses de 2022, a cidades registrou 147 ocorrências de tráfico contra 267 em igual período do ano passado, uma queda de 45%.
O indicador caiu 53% na região central, 48% na zona leste e 36% nos bairros da região sul da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *