Após adiamentos, Festival de Inverno 2021 é iniciado em Campos do Jordão
Após ser adiado por duas vezes, o tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) teve início no sábado (3). O evento será realizado em novo formato, com apresentações presenciais reduzidas e transmissão online, para respeitar os protocolos sanitários da pandemia de Covid-19.
Entre as mudanças, não serão realizadas apresentações na Concha Acústica, todas as atividades presenciais acontecerão no auditório Cláudio Santoro. Além disso, a programação terá menos da metade das apresentações antes previstas.
De acordo com o secretário de cultura de Campos do Jordão, Benilson Toniolo, o retorno do festival de maneira adaptada é um caminho para preservar a saúde das pessoas e ainda assim manter a tradição do festival.
“O Festival do Inverno retorna depois de dois anos e ele vem em um novo formato, que é o formato que a pandemia nos obriga. Todos os cuidados estão sendo tomados para preservar a vida e a integridade das pessoas e garantir que o festival, que é tradição na cidade, seja realizado com segurança para todos”, afirmou Toniolo em entrevista ao jornal Link Vanguarda.
Em 2019, o Festival de Inverno movimentou cerca de R$130 milhões na economia local. Neste ano, a capacidade de público foi reduzida a 40% nas apresentações, mas o secretário está otimista e até planejando um Festival de Verão junto ao governo estadual, que seria realizado de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022.
“O festival de inverno é historicamente importante para cidade, porque consolida Campos do Jordão como destino de inverno. Estamos trabalhando com a possibilidade de ampliar o festival e a tendência é o festival só aumentar, ser mais democrático, abrangente, um grande destino turístico, cultural e musical”, disse.
PROGRAMAÇÃO
De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura, a 51ª edição do festival contará com 43 concertos de música clássica e jazz, sendo 39 no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, e quatro na Sala São Paulo. Antes do adiamento, estavam previstas 161 apresentações.
A abertura do festival aconteceu no sábado (3), no auditório Cláudio Santoro, às 20h, com apresentação da Osesp. O evento segue até o dia 1° de agosto. O auditório tem capacidade para mais de 800 pessoas, mas por causa dos protocolos vão ser liberados apenas 269 lugares.
A programação completa e os ingressos gratuitos para as apresentações estão disponíveis no site do festival: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/
(G1)