Barreira sanitária em São Sebastião identifica turistas com Covid-19 e orienta retorno

Prefeito Felipe Augusto havia informado que iria impedir acesso de turistas com Covid-19, mas na prática pessoas com o vírus são orientadas a retornarem para casa e permanecerem em isolamento.

A barreira sanitária montada pela Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, identificou 18 turistas com Covid-19, mas não barrou a entrada deles na cidade como havia prometido o prefeito Felipe Augusto (PSDB). Na prática, as pessoas são apenas orientadas a retornarem para suas casas e manterem o isolamento.

Os turistas que testaram positivo para Covid-19 foram orientados a retornarem às suas cidades e, segundo a prefeitura, adotaram a medida. Imagens feitas por um morador, no entanto, mostram os fiscais orientando as pessoas com teste positivo a apenas manterem o isolamento domiciliar. O morador disse que, no período em que esteve na barreira, os turistas com teste positivo receberam a orientação e permaneceram na cidade.

Segundo a administração, cerca de 200 pessoas fizeram testes rápidos na barreira sanitária até terça e 18 delas apresentaram resultado de IgM reagente, o que indica que o paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção.

Em comunicado à imprensa, a prefeitura diz que “os positivados foram orientados a voltar ao município de origem, indicação acatada com tranquilidade. Os que prosseguiram foram conscientizados quanto aos decretos municipais em vigor e os protocolos sanitários estabelecidos”.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Testes rápidos

A barreira sanitária começou na segunda-feira (22) com testagem em massa com o objetivo impedir a entrada de turistas com Covid-19. A cidade teme invasão de turistas após a capital paulista anunciar a antecipação de feriados.

Na ação, a prefeitura tem usado testes rápidos, em que o resultado sai em torno de 20 minutos. Esse tipo de teste verifica a resposta do sistema imunológico ao vírus. Ou seja, identifica se o corpo já criou anticorpos contra a doença.

Para especialistas, o teste rápido não é o ideal para esse tipo de iniciativa. Infectologistas afirmam que o teste rápido serve para inquérito sorológico e não diagnóstico.

Barreira sanitária identifica turistas com Covid-19, mas não barra acesso a São Sebastião — Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação
Barreira sanitária identifica turistas com Covid-19, mas não barra acesso a São Sebastião — Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

Rede hoteleira

Apesar da barreira, a cidade está com a rede hoteleira aberta, mas com limite de ocupação de 40%. A prefeitura publicou um decreto que exige que para se hospedar, é preciso apresentar teste negativo do tipo RT-PCR para a doença feito até 48 horas antes da chegada a cidade.

Além disso, a gestão informou que notificou as plataformas de hospedagem pedindo que adotem a mesma medida. A Secretaria de Turismo informou que a plataforma Airbnb acatou o pedido e passou a exigir a testagem.

Colapso na saúde

Há duas semanas, a prefeitura fala em colapso na cidade com o aumento no número de casos e internações pela doença. São Sebastião chegou a ficar uma semana a UTI lotada e pacientes chegaram a ser transferidos para outras cidades.

De acordo com a gestão, o município ainda não tem como ampliar a capacidade de internações por falta de médicos. Atualmente, a cidade tem 20 leitos de UTI e está com 14 deles ocupados.

Além disso, o estoque de medicamentos para intubação de pacientes em UTI chegou a níveis críticos. No fim de semana, a cidade recebeu um lote com 100 sedativos do governo estadual.

Até esta terça-feira (23) a cidade tinha 6,9 mil casos confirmados com 91 mortes.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *