Restauração da Estação Central de Cruzeiro depende de aprovação da Caixa
A Prefeitura de Cruzeiro aguarda parecer da Caixa Econômica Federal para abrir a fase de licitação de contratação de empresa especializada e iniciar a obra de restauração da Estação Central. A informação foi dada pelo diretor de projetos especiais, Kaled Pena.
Estão previstos investimentos de aproximadamente R$1,9 milhão. De acordo com Kaled Pena, duas fases importantes foram concluídas. Antes do parecer da Caixa, o projeto de restauração passou pela avaliação técnica do Condephaat e do Iphan, órgão dos governos estadual e federal encarregados da preservação do patrimônio histórico.
“Foram as fases mais demoradas porque os técnicos analisam com rigor todos os detalhes do projeto”, explicou Pena.
O projeto de restauração da Estação Central está emperrado desde 2007, quando o governo federal liberou verba do Ministério do Turismo para a restauração de imóveis ferroviários na cidade.
“Em 2017, o prefeito Thales Gabriel conseguiu recuperar parte dos recursos pra assegurar a restauração da estação. Depois, tivemos que refazer o projeto e iniciar nova tramitação no Condephaat e no Iphan e agora aguardamos o parecer da Caixa”, revelou Kaled Pena.
A esperança é que a Caixa libere o montante ainda no primeiro semestre pra que a Prefeitura possa abrir a concorrência pública e contratar empresa especializada em restauração de prédios históricos.
A ferrovia
A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) prevê iniciar entre final de março e início de abril a reconstrução da ferrovia Cruzeiro – Sul de Minas. Presidente da regional de Cruzeiro da ABPF, o empresário Jorge Sanches informou que os custos serão bancados pela própria entidade.
Não há previsão de término das obras. “Vamos seguir um passo por vez. O importante é começar”, afirmou Sanches.
Fonte: O impacto da notícia