OPERAÇÃO DA PF DESMANTELA ESQUEMA DE DESVIO DE CAFEÍNA PARA O TRÁFICO DE DROGAS
Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a operação “Caffeine Break” para combater um esquema criminoso de desvio de produtos químicos usados na produção de drogas. O grupo investigado teria movimentado mais de 550 toneladas de cafeína de forma ilegal.
A ação cumpre 20 mandados de prisão e 51 de busca e apreensão em 13 cidades paulistas e no Rio de Janeiro. No Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, agentes atuaram em São José dos Campos e Caraguatatuba, onde pelo menos 11 mandados foram executados.
De acordo com as investigações, a fraude envolvia três empresas do ramo de suplementos alimentícios, que compravam grandes quantidades de cafeína sem respaldo econômico ou logístico. As transações eram camufladas com notas fiscais falsas. O esquema contava com a participação de químicos, farmacêuticos, advogados e despachantes aduaneiros.
Um dos sócios da principal empresa investigada já havia sido preso em 2010 por envolvimento em prática semelhante, mas teria voltado à atividade ilegal com um método mais sofisticado e profissionais com maior conhecimento técnico.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de 59 contas bancárias e o sequestro de 83 bens móveis e imóveis, totalizando cerca de R$ 72 milhões. As medidas também foram cumpridas em cidades como São Paulo, Guarulhos, Santos, Santo André e no Rio de Janeiro.
Perguntar ao ChatGPT