ESPETÁCULO INFANTIL COM LINGUAGEM DIVERTIDA SOBRE SUSTENTABILIDADE SERÁ APRESENTADO EM BANANAL NOS DIAS 5 E 6 DE JULHO

“Quanta Coisa o Lixo É”, com atores que fizeram parte do elenco de Cocoricó e outros programas infantis da TV Cultura, já foi apresentado com sucesso para mais de 5 mil crianças no estado de SP

O Centro Cultural Carlos Cheminand, localizado na principal rua do Centro Histórico de Bananal, receberá na próxima sexta-feira (05/07) e no sábado (06/07), em horários distintos, o espetáculo “Quanta Coisa o Lixo É”, tratando de um tema comum a todos: o LIXO. A apresentação da sexta-feira será noturna, às 19 horas. A segunda apresentação será na tarde de sábado, às 15h.

Na peça, dois amigos que trabalham como coletores de lixo descobrem através dos materiais descartados a possibilidade de transformá-los em bonecos, brinquedos e elementos lúdicos.

De forma criativa e divertida, a peça traz duas indagações: Será que tudo o que jogamos fora não serve para mais nada mesmo? É possível reutilizar esses materiais de outra forma?

Por meio de uma grande brincadeira os personagens se divertem e, ao mesmo tempo, pensam em um consumo responsável, na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

O espetáculo lúdico é encenado pelos atores Nilton Marques e Sandro Gattone, que já integraram o elenco de programas infantis da TV Cultura como o premiado “Cocoricó”, “Tá Certo”, “Que Monstro Te Mordeu?”, “O Piano Mágico da Ju” e “Casakadabra”. Eles atuam há mais de 10 anos na cena paulistana com pesquisa no Teatro de Animação e de Bonecos, tanto para TV quanto no Teatro.

A linguagem do espetáculo, através de uma dramaturgia muito mais visual do que falada, aproxima a criança do tema da sustentabilidade. De forma natural e orgânica, desperta a vontade de reproduzir os bonecos e elementos mostrados na peça, incentivando a criança a reciclar e ressignificar o material que seria descartado.

A peça chega a Bananal embalada por apresentações de grande sucesso, atraindo mais de 5 mil crianças em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo, além de apresentações em unidades do Sesc e Festivais de Teatro.

Os principais elogios ressaltam que o espetáculo é transformador, fazendo o público embarcar numa verdadeira aventura no mundo da reciclagem. Os personagens cativantes conseguem interagir com o público infantil, apresentando o universo da sustentabilidade e mostrando como pequenas ações podem fazer grandes diferenças.

“Abordar o tema da sustentabilidade é um grande desafio, por isso, nesse espetáculo buscamos fazê-lo de forma que o assunto não se tornasse maçante ou que fosse entendido como uma lição de moral. Escolhemos abordá-lo de forma leve e lúdica para acessar as crianças, nosso público-alvo, de forma espontânea e incentivando o brincar”, diz Nilton Marques, ator e diretor do espetáculo.

A apresentação em Bananal conta com o apoio da Prefeitura Municipal, realizada pela Lei Paulo Gustavo através do governo federal pelo Ministério da Cultura. A produção é do Tudo Vira Cult SP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do governo de São Paulo.

(Gazeta de Bananal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *