POLICIAIS DO BATALHÃO DE CHOQUE DE SP FAZEM OPERAÇÃO NO VALE DO PARAÍBA
Policiais do Batalhão de Choque de São Paulo cumpriram, na terça-feira (7), mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa que atua no Vale do Paraíba.
A operação ‘Khalifa’ contou com a participação de agentes do Centro de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
De acordo com a polícia, o objetivo da ação é desarticular o grupo criminoso que atua na região e está envolvido em diversos tipos de crime, como por exemplo extorsão, agiotagem e lavagem de dinheiro.
O Gaeco, por meio do Ministério Público, explicou que os investigados “celebravam empréstimos a terceiros a juros abusivos, que chegavam ao patamar de 300% ao mês. Quando o pagamento não ocorria, passavam a ameaçar e extorquir os devedores”.
O MP pediu à Justiça de São Paulo 11 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão. Além do Vale do Paraíba, os mandados são cumpridos em São Paulo, Guarulhos e na região do Alto Tietê.
No Vale do Paraíba, uma das cidades em que foram cumpridas ações da operação é São José dos Campos, onde policiais entraram em uma casa no bairro Jardim das Industrias.
Até às 11h, sete pessoas já tinham sido presas e os policiais já haviam apreendido armas de grosso calibre, como fuzis e pistolas de uso restrito, munições, carregadores, joias, relógios, 16 celulares, cinco computadores e diversos documentos.
Além disso, uma grande quantidade de dinheiro foi apreendida: R$ 35.966,00 em espécie e R$ 30 mil em cheques.