MENINO DE 6 ANOS MORRE COM DIAGNÓSTICO DE MENINGITE EM GUARATINGUETÁ, SP
Saulo Emanuel de Carvalho Maydana morreu na manhã desta terça-feira (29). Este é o segundo óbito por meningite na cidade em menos de um mês.
Uma criança de 6 anos morreu, na manhã desta terça-feira (29), com diagnóstico de meningite, em Guaratinguetá (SP). A informação foi confirmada pela prefeitura, em comunicado enviado para a imprensa.
A vítima é Saulo Emanuel de Carvalho Maydana. Em nota, a prefeitura confirmou o diagnóstico, disse que lamenta a morte da criança e que está tomando as “medidas cabíveis para a profilaxia dos contatos estão sendo tomadas”.
“Lamentamos pelo ocorrido e informamos que todas as medidas cabíveis para a profilaxia dos contatos estão sendo tomadas, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, que inclui as pessoas que tiveram contato com a criança por um período de mais de 4 horas consecutivas por mais de 5 dias seguidos, ou por um período de mais de 8 horas consecutivas por pelo menos 1 dia”, disse.
Em entrevista ao g1, o avô da criança contou que os pais estavam levando Saulo à UPA 24h de Guaratinguetá, ao lado da Santa Casa, desde o último domingo (27). No entanto, eles foram orientados a retornar para a casa, pois inicialmente foi avaliado que se tratava de uma virose.
Nesta segunda-feira (28), os pais levaram o menino novamente para receber atendimento na UPA, onde aguardava por um leito na UTI, mas ele não resistiu e faleceu no início da manhã desta terça-feira, por volta das 5h.
O velório de Saulo Maydana está sendo realizado na tarde desta terça-feira (29), no velório do bairro Pedregulho, em Guaratinguetá. O sepultamento será a partir das 10h desta quarta-feira (30), no mesmo local.
Segundo caso em agosto
Este é o segundo óbito por meningite na cidade em menos de um mês. Ainda em agosto, a prefeitura confirmou que uma menina de 9 anos também faleceu com o diagnóstico da doença.
À época, a prefeitura informou a morte, mas não soube dizer por qual dos quatro tipos de meningite a criança morreu. Ao g1, uma amiga da família disse que a criança estava internada em Guaratinguetá e teve que ser transferida para Taubaté devido à gravidade do caso.
Fonte: G1