CRUZEIRO BUSCA PARCERIA COM ESTADO PARA VOLTA DO “EXPRESSO DA MANTIQUEIRA”

Prefeitura pretende obter recursos estaduais para expandir revitalização da malha com foco na retomada do trem turístico

A Prefeitura de Cruzeiro anunciou, na última semana, um projeto de retorno do trem turístico, que liga a cidade a Passa Quatro (MG). Passando pelo Túnel da Mantiqueira, o trajeto carrega uma grande bagagem histórica, já que foi um dos principais palcos da Revolução Constitucionalista de 1932, que completou 91 anos no último domingo.

Nomeado como “Expresso da Mantiqueira”, o projeto foi apresentado ao secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto Lucena, com o objetivo de firmar uma parceria para finalizar a recuperação da malha ferroviária do trajeto e reformar o Galpão Primitivo, que será usado para realização de eventos culturais e gastronômicos na cidade.

A cidade trabalha hoje uma obra de recuperação por meio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, empresa contratada para a revitalização do trajeto da Estação Cruzeiro, na região central até a Estação Rufino de Almeida, ainda no Município.

Segundo o diretor vice-presidente da ABPF, Bruno Sanches, mais de quatro quilômetros da via já foram reformados e mesmo, sem o apoio estatal. “A meta é até outubro concluir a primeira etapa, que é chegar na Rufino de Almeida”.

Com o possível investimento, a empresa esperado que a revitalização se estenda até o Túnel da Mantiqueira de maneira mais rápida. “Se formos fazer com recursos próprios vai ser uma obra lenta. Se o governo do Estado abraçar, vai ser aberta uma licitação para executar a obra, sem isso a gente vai fazendo por conta própria” ressalta Sanches.

Sobre o foco do projeto, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodolfo Scamilla, afirmou que a ideia do Expresso Mantiqueira é ser um meio para aquecer o turismo na região, com preços acessíveis. Apesar de a reforma do Galpão Primitivo estar incluída no planejamento, quando questionado sobre os detalhes das atividades planejadas para o espaço, Scamilla não respondeu a equipe de reportagem.

Segundo o prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), a sinalização do Estado foi positiva e a cidade aguarda a aprovação do projeto para poder iniciar os trâmites burocráticos.

Via: Jornal Atos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *