CACHOEIRA E SILVEIRAS IMPLANTAM MEDIDAS PARA MELHORAR SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Mineiro assina convênio com o Estado para implantar o Atividade Delegada; Guilherme Carvalho anuncia plano para aumentar segurança nas escolas
As cidades da região continuam anunciando medidas para reforçar a segurança das unidades de ensino, após as ameaças e fake news sobre ataques. Cachoeira Paulista assinou convênio com o Estado para implantar a Atividade Delegada, enquanto Silveiras vai instalar câmeras nas escolas.
O prefeito de Cachoeira Paulista, Antônio Carlos Mineiro (MDB), assinou, na última quinta-feira (20), o convênio para a implantação do programa “Atividade Delegada” junto à Polícia Militar. A assinatura contou com a presença do Tenente Coronel Sérgio Israel dos Santos Júnior, Comandante do 23º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), com sede em Lorena.
A estimativa inicial da Prefeitura é implantar a atividade de acordo com as demandas da cidade. O objetivo principal é o reforço na segurança pública, com o aumento na ronda escolar. Para Mineiro, a assinatura tem papel importante no processo de crescimento de Cachoeira. “O convênio é um grande avanço na construção de uma cidade mais segura”.
Criada em 2009, a Atividade Delegada é um convênio entre o Governo do Estado e os municípios com o objetivo de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização que são responsabilidade do município.
Silveiras
A Prefeitura também anunciou medidas para reforçar a segurança nas escolas. Os funcionários foram orientados a acionar a Polícia Militar ou comunicar o Departamento de Educação se identificarem qualquer comportamento suspeito ou avistarem pessoas desconhecidas nas proximidades das unidades de ensino.
Além disso, os portões das escolas devem permanecer trancados durante o período das aulas, evitando que pessoas estranhas acessem o ambiente escolar sem autorização.
Serão colocadas câmeras de vídeo monitoramento nas escolas que ainda necessitam e instalados interfones para atendimento e o portão após a entrada dos alunos será trancado, sendo necessário aguarda o atendimento do lado de fora.
A secretaria de Educação vai disponibilizar em segurança não armado em cada unidade. Haverá ainda um curso preparatório de prevenção para os alunos, funcionários e professores.
Fonte: Jornal Atos