ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB: 450 BISPOS SE REÚNEM PARA ELEGER NOVO PRESIDENTE E DISCUTIR TEMAS LIGADOS À IGREJA NO BRASIL
Encontro começa nesta quarta-feira (19) e se estende até o fim do mês no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe a partir desta quarta-feira (19) mais de 450 bispos da Igreja Católica para a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro religioso se estende até o dia 28.
Nesta edição, os bispos irão fazer um balanço da gestão de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG), e e eleger um novo presidente. Walmor assumiu a presidência da entidade em 2019 e seu mandato se encerra neste ano.
Os bispos também irão debater 22 temas prioritários para Igreja, como análise da conjuntura social, campanha da fraternidade, entre outros. Serão duas sessões diárias ao longo da programação, que inclui ainda participação em celebrações todos os dias no Santuário Nacional.
Após as discussões dos temas, a assembleia emitirá três mensagens, sendo uma ao Papa Francisco , ao representante dos bispos no Vaticano e ao povo brasileiro.
O que é a Assembleia Geral da CNBB?
A Assembleia Geral é a realização do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil. O encontro acontece uma vez por ano, ou extraordinariamente para fins urgentes, e trata de assuntos pastorais e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade.