NENHUMA DELEGACIA DA MULHER NO VALE TEM FUNCIONAMENTO 24 HORAS
Região conta com 11 delegacias que atuam de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Governo sancionou nesta terça projeto que prevê o atendimento ininterrupto das DDMs em todo o país.
As cidades do Vale do Paraíba e região bragantina não contam com nenhuma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) que funcione 24h atualmente. Nesta terça (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto que prevê o atendimento ininterrupto das DDMs em todo o país, incluindo domingos e feriados.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 11 das 140 Delegacias da Mulher (DDM) no estado de São Paulo funcionam 24 horas, mas nenhuma delas no Vale do Paraíba e região bragantina. Na região, são 11 DDMs que atuam de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
A pasta explicou ainda que, fora do expediente das unidades especializadas, uma alternativa são as chamadas ‘Salas DDMs 24 horas’, que funcionam anexas aos plantões policiais. Nelas, a vítima é atendida por uma equipe da DDM online por videoconferência.
Também é possível registrar ocorrências pela delegacia online . Para mulheres com medida protetiva, há o SOS Mulher, app destinado ao atendimento dessas vítimas.
A SSP acrescentou ainda que todas as delegacias do Estado são “aptas a registrar casos dessa natureza, com profissionais devidamente capacitados e orientados que seguem o Protocolo Único de Atendimento”.
O Estado não explicou quais ações irá adotar para cumprir a medida de atendimento ininterrupto das DDMs. Em nota, afirmou que “para a expansão dos atendimentos está em andamento o projeto de recomposição e valorização policial com concursos para a seleção de mais 8.559 mil policiais – sendo 2.750 para Polícia Civil. Os editais estão previstos para serem divulgados no 2º semestre de 2023”.
Via: G1 Vale