POLÍCIA FAZ OPERAÇÃO CONTRA CRIMINOSOS QUE EXIBIAM ARMAS E DROGAS NAS REDES SOCIAIS
São 26 mandados de busca e apreensão em Cruzeiro (SP). A operação começou às 4h30 desta quinta-feira (16).
As polícias Civil e Militar realizam nesta quinta-feira (16) uma operação contra criminosos que exibiam armas e drogas nas redes sociais em Cruzeiro (SP). A ação tem objetivo de combater o tráfico e homicídios na cidade (veja índices da violência abaixo).
O delegado seccional de Cruzeiro explicou que a ação foi deflagrada a partir de uma investigação da Polícia Civil com monitoramento das redes sociais de suspeitos de crimes na cidade.
“Os jovens utilizam muito essa maneira de comunicação e estão cometendo crimes por essas plataformas. As delegacias estão de olho nisso, atentas às redes e monitoramos pessoas suspeitas de homicídio, tráfico de drogas, roubo, extorsão. Essas próprias pessoas publicavam, com as próprias imagens delas, armamento, drogas, ameaças, brigas entre bairros, rivalidades”, detalhou.
Ao todo, serão cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, todos na cidade. Além das equipes da Polícia Civil, estão envolvidos ao menos 32 policiais militares e 13 viaturas.
A operação começou às 4h30 e segue durante a manhã. Até às 10h30, este era o balanço:
Prisões
- dois menores apreendidos flagrante
- três maiores presos em flagrante
- um captura procurado
Até o momento, foram realizadas seis prisões no total – todas por ligação com homicídios e roubo.
Bairros onde ocorreram as prisões:
- Colinas Mantiqueira
- Vila Loielo
- Vila Bionde
- Vila Batista
- Centro
Apreensões
- maconha
- cocaína
- crack
- armas
Violência em Cruzeiro
Cruzeiro é considerada uma das cidades mais violentas da região do Vale do Paraíba, pois está entre os maiores índices de casos de mortes em homicídios e latrocínios, que é quando a morte está ligada ao roubo.
Em 2021 foram registradas 42 mortes violentas no município, enquanto em 2022 o número foi de 33.
Em 2023 anda não há registros, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mas apenas na última quarta-feira (15) o g1 noticiou dois casos:
Fonte: G1