SÃO JOSÉ DO BARREIRO: 1º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO FUSCA
Nos dias 21 e 22 de janeiro, a Prefeitura Municipal de São José do Barreiro promoveu o 1º Encontro de Carros Antigos na Praça Coronel Cunha Lara, com a presença de clubes renomados apaixonados pelos antigos.
O evento veio para fomentar o turismo e promover entretenimento saudável para as nossas famílias e visitantes. Foi um prazer receber você e sua família!
DIA NACIONAL DO FUSCA – CURIOSIDADES
Na sexta-feira, 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca (data do início da fabricação no Brasil em 1959). Cultuado mundialmente, o modelo da Volkswagen reúne muitas curiosidades que a maioria das pessoas desconhece. Uma delas é que ainda existem quase centenas de milhares “besouros” nas ruas e avenidas do Estado de São Paulo, segundo o levantamento do Detran.SP (Departamento de Trânsito paulista).
• O Fusca é tão icônico que tem dois dias para chamar de seu. No dia 20/01, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. Já no dia 22/06 é celebrado o Dia Mundial do modelo.
• Seu passado é sombrio pois o carro foi encomendado por ninguém menos que Adolf Hitler para ser um carro acessível para os alemães dos anos 1940 e 1950.
• O pai do Fusca, no entanto, é um homem chamado Ferdinand Porsche. Reconhece o sobrenome? Pois é, depois de criar o “besouro”, Ferdinand criou a Porsche, uma das marcas de carros esportivos mais consagradas no mundo.
• Com 21.529.464 unidades produzidas, o Fusca ainda é um dos carros mais vendidos da história. A última unidade produzida de acordo com o projeto original foi feita em 2003, no México.
• Os primeiros Fuscas chegaram ao Brasil em 1950 importados da Alemanha. A produção nacional começou no dia 3 de janeiro de 1959.
• Em 1986, 30% de todos os carros do Brasil eram Fuscas. Foi o carro mais vendido no país por 23 anos consecutivos (1959 a 1982).
• Originalmente, o Fusca se chamava Volkswagen Sedan. O nome Fusca foi adotado pelo povo e utilizado oficialmente pela Volkswagen posteriormente.
• O Fusca é o único carro do mundo que deixou de ser produzido e voltou exatamente da mesma maneira. Foi descontinuado em 1986 por já ser velho em relação aos concorrentes da época, como Chevette, Uno, Gol, entre outros. Mas voltou em 1993 para atender um pedido do então Presidente da República Itamar Franco, que apostava em carros populares para impulsionar a indústria. Não deu muito certo e saiu definitivamente de linha em 1996.
(Fotos: Du Oliveira)