COMÉRCIO DO VALE ESTIMA CRIAR 10 MIL EMPREGOS NO FINAL DE ANO; VEJA COMO OBTER A VAGA

Maior parte das vagas é para postos de trabalho temporários, mas que podem se efetivar em 2023

O comércio da RMVale estima gerar cerca de 10 mil empregos no final de ano, principalmente para trabalhadores temporários, em razão do Natal e da Copa do Mundo, que vão impulsionar as vendas na região.

Apenas a cidade de São José dos Campos deve gerar em torno de 4.000 novos postos de trabalho neste final de ano, segundo estimativa da ACI (Associação Comercial e Industrial).

Na avaliação do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), o comércio deve gerar quase 3.000 empregos temporários na região da segunda maior cidade do Vale. Os dados se referem aos cargos registrados em carteira de trabalho.

As demais vagas estão distribuídas nas demais cidades da região, principalmente em Jacareí, Caçapava, no Vale da Fé, no Litoral Norte e na Serra da Mantiqueira.

Segundo o Sincovat, a expectativa geral é de um aumento de 10% nas contratações em relação ao mesmo período do ano passado.

“O desempenho do mercado de trabalho em nossa região apresentou resultado positivo de abril a agosto, ligado diretamente à melhora das vendas, que fecharam o primeiro semestre do ano com alta de 13,4%. Com isso, muitas lojas contrataram ao longo do ano e, agora no último trimestre, apenas reforçam para a Black Friday e Natal”, disse Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

Segundo ele, setores como vestuário, tecidos, calçados e também os supermercados vão liderar as vagas registradas. Embora sejam empregos temporários, poderão ser efetivados no próximo ano. Vendedores, repositores de estoques, caixas, empacotadores e seguranças estão entre as funções mais requisitadas.

“Tradicionalmente, cerca de 15% a 20% dos empregos temporários acabam ficando após a temporada de Natal”, afirmou Guinsburg.

COPA DO MUNDO

O que também deve servir de impulso para o comércio da região é a Copa do Mundo, que deve movimentar a venda de televisores, camisas e comidas e bebidas para acompanhar os jogos.

“Pela primeira vez teremos um Natal verde e amarelo. Não temos um parâmetro, mas com certeza alguns setores vão se beneficiar, pois os brasileiros sempre gostam de fazer festas para acompanhar a seleção “, afirmou Guinsburg.

VAGAS

Para quem está atrás de um emprego neste final de ano, a orientação é buscar as oportunidades diretamente nas lojas, em especial nos shoppings da região. Também pode-se cadastrar o currículo numa unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) ou na Associação Comercial da cidade. Agências de emprego também ajudam na colocação, mas costumam cobrar uma taxa.

Fonte: O Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *