CICLO DE CULTURA TRADICIONAL CHEGA EM GUARATINGUETÁ

Segundo encontro destaca o Jongo como manifestação cultural afro-brasileira atravessando gerações, além de documentários, debates e cortejos.

Neste sábado (22), chega à cidade de Guaratinguetá o Ciclo de Cultura Tradicional (CCT) focada na tradição da Congada onde o público poderá conhecer aspectos do Jongo (expressão cultural afro-brasileira) por meio de cortejos de grupos da região, além de estreia da divulgação de  documentário e debates específicos. As atividades gratuitas estarão disponíveis a partir das 18h

Toda a programação é gratuita, acessível também em Libras e não é necessária inscrição para assistir e participar das conversas. O Ciclo segue até dezembro com diversos debates e documentários inéditos sobre os fluxos da cultura tradicional, entre eles, das comunidades afro-brasileiras, caiçaras, indígenas e nipo-brasileiras.

Entre as atrações está a estreia do curta-metragem documental Jongueiros do Amanhã, seguida de conversa com alguns convidados, entre eles, Alessandra Ribeiro, (liderança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro) e o cortejo cênico da Congada e Moçambique Vermelho e Branco de São Benedito.

Realizado desde 2014, o Ciclo de Cultura Tradicional incentiva reflexões sobre a importância da preservação e da divulgação das tradições caipiras, caiçaras, indígenas, afro-brasileiras, de comunidades migrantes e imigrantes. A partir da troca de saberes entre mestres, pesquisadores, agentes culturais e público, a programação se renova ao questionar o lugar que a cultura tradicional ocupa no contexto contemporâneo.

O local onde as atividades serão apresentadas para o público será na Quadra da APAE Guaratinguetá, localizada na Rua Fernão Dias, 100, Vila Paraíba. As imagens do evento você poderá acompanhar pelo link https://we.tl/t-dRRnQVt4Ch divulgado pelo CCT de Guaratinguetá.

Público poderá conferir a estreia do curta-metragem Jongueiros do Amanhã, dirigido por Pedro Japa (Crédito:
frame de Jongueiros do Amanhã – divulgação)


Via: Assessoria de Imprensa Oficinas Culturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *