Bananal: Comemorações ao Bicentenário da Independência vão até o domingo (11)

As celebrações pelos 200 anos da Independência do Brasil em Bananal contaram com desfile cívico e uma série de atrações culturais entre o feriado do 07 de setembro (quarta-feira) e o dia 11 (domingo).
Os eventos são organizados pela AGEMTUR (Associação dos Guias e Monitores de Turismo) e pela Prefeitura de Bananal, através das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo.
Bananal fez parte da rota do então Príncipe Regente D. Pedro em direção a São Paulo, em viagem que antecedeu a proclamação da Independência do país. Dois dias depois de sair do Rio de Janeiro, o futuro Imperador do Brasil entrou em terras paulistas por Bananal, pernoitando na fazenda Três Barras em 16 de agosto de 1822.
As comemorações pelo Bicentenário do Grito do Ipiranga tiveram início no Dia da Independência às 8h com hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, na Praça Pedro Ramos (Matriz), seguido por desfile cívico das instituições de ensino do município pela rua Manoel de Aguiar até a praça. Às 14h foi aberta, no Solar Aguiar Valim, a II Mostra de Artistas Locais com o tema “Bananal – Registros Culturais, Urbanos e Naturais”. No primeiro dia houve tarde de autógrafos com apresentação do músico Cláudio Belavista, o Belinha. Nos dias seguintes, a Mostra continuará aberta no Solar, nos períodos da manhã e da tarde.
Entre quinta-feira (8) e o sábado (9), os guias da AGEMTUR promovem city tours gratuitos às 10h da manhã e, à tarde, às 15h.
No sábado se somam também a essas atrações as feiras de Artesanato, com as Entrelaçadas, e do Produtor Rural, entre 9h e 18h com inúmeras opções de produtos para os visitantes. Simultaneamente, haverá Aula de Dança Fitness às 10h, seguida de show às 13h com a Banda 2Rock, Dança de Rua às 15h com o Grupo “O Corpo Fala” e apresentação da Orquestra de Viola AVIBA, de São José do Barreiro, às 16h.
No domingo (11), as feiras irão das 9 às 17h, com apresentações culturais às 11h (Folia de Reis) e às 14h (Arte do Choro).

(Gazeta de Bananal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *