Veja lista de cidades da região que cancelaram eventos de carnaval
Cidades cancelaram desfiles e blocos de rua. Outras, suspenderam inclusive eventos privados.
Com a sequência na pandemia de Covid-19, cidades da região decidiram cancelar o carnaval em 2022. Este é o segundo ano que as cidades cancelam os eventos. Prefeituras informaram que vão intensificar as fiscalizações contra festas clandestinas no feriado. Em Guaratinguetá, por exemplo, até os eventos privados de Carnaval estão suspensos. (Veja abaixo a lista completa de cidades)
O avanço da variante Ômicron depois das festas de fim de ano, pressionando o sistema de saúde da região, levou as prefeituras e declinarem da programação de Carnaval. São Luiz do Paraitinga já analisava no fim de 2021 uma retomada, mas com o avanço da pandemia declinou.https://e3f80463a1266745b2d90c6704dd17a9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Ao todo, 25 cidades do Vale do Paraíba, Região Bragantina e Litoral Norte que teriam eventos de carnaval decidiram cancelar.
Festas privadas
A maior parte das cidades cancelou a realização de festas públicas, como os blocos de rua e desfiles feitos com incentivo municipal, mas não restringiram a realização de festas privadas.
Em Taubaté, São José dos Campos e algumas cidades do litoral, as festas particulares estão permitidas. Apesar disso, os espaços de evento e organizadores precisam cumprir com os protocolos sanitários, além de terem o alvará – autorização municipal – para a realização.
Em Ilhabela, os eventos particulares estão permitidos, mas após 20h estão proibidos shows e música alta em quiosques, bares, praias, praças, ciclovias e calçadas. Além disso, os estabelecimentos que promovam festas ou aglomeração devem exigir o comprovante de vacinação, comprovando a tomada de, pelo menos, duas doses (ou dose única).
Ao contrário, Guaratinguetá decidiu restringir inclusive as festas particulares. Na cidade, o tradicional desfile de escolas de samba foi cancelado e com ele qualquer evento de carnaval que gere aglomeração. Caso haja flagrante, o organizador e o espaço podem ser multados.
Litoral
Com o cancelamento das festas de carnaval, as cidades do litoral esperam alto movimento de turistas. De acordo com as cidades, são esperados mais de 250 mil turistas no feriado.
Segundo o sindicato de hotéis e pousadas (Sinhores) há 80% de ocupação na rede hoteleira e o evento é mais uma aposta para o comércio local na recuperação do período de temporada fechados durante as fases com regras mais restritivas da pandemia.
Por causa do movimento de turistas, as cidades aumentaram a fiscalização para cobrar o cumprimento das regras sanitárias, além das ações contra eventos clandestinos.
Confira a lista com as 25 cidades que cancelaram o carnaval no Vale do Paraíba e Região:
- Atibaia
- Bragança Paulista
- Caçapava
- Caraguatatuba
- Cunha
- Guaratinguetá
- Jacareí
- Joanópolis
- Lagoinha
- Lorena
- Monteiro Lobato
- Natividade da Serra
- Nazaré Paulista
- Paraibuna
- Redenção da Serra
- Roseira
- Santo Antônio do Pinhal
- Santa Branca
- São Bento do Sapucaí
- São José dos Campos
- São Luiz do Paraitinga
- São Sebastião
- Taubaté
- Tremembé
- Ubatuba
Fonte: G1