Ciúme bipolar: entenda tudo sobre o assunto!

Você não sabe o que significa ciúme bipolar? Então confira agora!
O ciúme é um sentimento que está presente na maioria dos relacionamentos atuais, principalmente os monogâmicos. Dessa forma, o significado dessa palavra pode ser mais objetivo do que a realidade apresenta. O ciúme, portanto, é o medo e a ansiedade de perder o ente amado ou ser trocado por outra pessoa.
Embora seja mais comum falarem sobre ciúmes entre casais, é possível identificar esse sentimento entre amigos, familiares e colegas. Vale ressaltar que isso pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer tipo de relacionamento, desde os mais sérios e fixos até com meu patrocínio, por exemplo.
No caso da bipolaridade ela é um transtorno psicológico diagnosticado em que a pessoa apresenta alguns picos de emoções de forma muito intensa. Nesse sentido, a bipolaridade faz com que a pessoa tenha episódios de grande euforia, entusiasmo, agindo com grande impulsividade, e em outros momentos apresenta sintomas de depressão profunda.
Pessoas com esse transtorno também pode sentir ciúmes, afinal, é um sentimento comum. Contudo, a preocupação nesse caso fica um pouco mais forte por dois fatores, a intensidade dos sentimentos que é muito mais validada por essas pessoas e a impulsividade durante os momentos de euforia quando combinados com ciúme pode trazer pontos negativos para a relação.
Assim, o transtorno bipolar em conjunto com o ciúme podem ser uma combinação explosiva. Nesse sentido, o tratamento é a chave para manter as dosagens da intensidade de forma moderada.
Isso porque o ciúme está muito relacionado com algumas visões internas dos indivíduos, como a baixa auto estima, medo de ser abandonado, entre outras coisas. Isso faz com que as pessoas projetem essas inseguranças nos parceiros e acabem enxergando com desconfiança todas as ações do outro.
Por isso que o diálogo entre os parceiros da relação é fundamental. Além disso, a tolerância, paciência e respeito também são muito relevantes para quem se relaciona com uma pessoa bipolar. Todos são capazes de amar e merecem ser amados, desde que com confiança e auto cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *