Nova concessão da Dutra prevê obras no Vale do Paraíba entre 2025 e 2031

De acordo com o PER (Programa de Exploração Rodoviária) do novo contrato de concessão da Via Dutra, estão previstos investimentos em aumento de capacidade de tráfego entre os municípios de Jacareí e Lavrinhas, com ampliação de terceiras e quartas faixas definidas conforme o volume projetado de tráfego, assim como extensão das marginais nos trechos urbano de Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava e São José dos Campos.
Segundo Virgílio Leocádio, gerente executivo da CCR RioSP, estes investimentos estão distribuídos entre o terceiro e o nono ano da concessão, ou seja, entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2031.
Adicionalmente, assim como toda a extensão da Dutra, 100% dos trechos da RMVale contarão com iluminação inteligente, monitoramento por câmeras com detecção automática de incidentes e cobertura de celular, previstos para estar em pleno funcionamento até fevereiro de 2025.
Leocádio descartou a implantação de uma nova praça de pedágio no trecho do Vale. Ele disse que o projeto apresentado no edital prevê oito novas praças de pedágio, sendo cinco instaladas na Dutra (existentes) e três praças na Rio-Santos.
“Apenas durante o primeiro ano, haverá a operação do segmento da região metropolitana do Rio de Janeiro, que inclui a praça de pedágio de Viúva Graça, segmento que será transferido posteriormente a outro projeto de concessão”, explicou Leocádio.
“No caso da BR-116 (Dutra) a cobrança inicia no primeiro dia do novo contrato [em 1º de março de 2022]. Na BR-101 dependerá da entrega dos serviços iniciais previstos para até 12 meses do contrato.”
O Grupo CCR venceu a nova concessão propondo desconto de 15,31% na tarifa básica de pedágio. O desconto começa a valer em 1º de março de 2022 e deverá ser atualizada considerando a inflação da data base dos estudos (outubro de 2019) a março de 2022.
Está prevista a isenção para motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas-moto, ambulâncias e veículos oficiais da União, dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *