Tubarão é visto em praia em Ubatuba

A imagem do animal no mar na praia de Ubatumirim foi compartilhada por banhistas nas redes sociais.

Um tubarão foi visto em uma praia em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, na quarta-feira (19).
A imagem do animal no mar na praia de Ubatumirim foi compartilhada por banhistas nas redes sociais. Na imagem viral, é possível ver que as pessoas se afastam, enquanto ele nada e a barbatana aparece.

A prefeitura acionou o Instituto Argonauta que confirmou que o animal visto no mar é um tubarão. De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo, a suspeita é de que o animal tenha mais de dois metros de comprimento.
“Nós analisamos a imagem e de fato é um tubarão. Pelo tamanho da barbatana dorsal, que aparece no vídeo, é possível saber que ele tem mais de dois metros de comprimento”, explica.

Este é o segundo flagrante de tubarão em Ubatuba nesta semana. Na segunda-feira (17) um animal da espécie Anequim foi flagrado, mas na Praia Vermelha do Sul. O especialista explica que é comum que eles sejam vistos mais próximos da costa nesta época do ano por causa da procriação. As fêmeas se aproximam da costa para dar cria.
O oceanógrafo ainda alertou que o mar é o habitat dos animais, que devem ser respeitados. E que ao perceberem a presença de tubarões, os banhistas devem deixar a água.

ATAQUES
Em novembro, a cidade registrou dois ataques de tubarão em banhistas. O primeiro caso foi de um turista francês que estava com a família na praia do Lamberto. O homem foi socorrido e o ataque foi identificado por pesquisadores que analisaram os ferimentos.
Cerca de 15 dias depois uma idosa também foi atacada na Praia Grande. Ela teve um ferimento de cerca de 25 centímetros.
Apesar das ações, os pesquisadores classificam os casos como isolados. De acordo com o registro internacional de ataques de tubarões, mantido pelo Departamento de História Natural do Museu da Flórida, aponta que desde 1931 foram oficialmente constatados 15 casos em São Paulo – incluindo os casos de Ubatuba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *