SP inicia pré-cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid
O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (12) a abertura do pré-cadastro para início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no estado.
Segundo o governador João Doria (PSDB), a partir desta data os pais podem acessar o site do governo paulista (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.
“O pré-cadastro agiliza o atendimento na hora da vacinação. Nós já imprimimos 4,5 milhões e já distribuímos da carteirinha de vacinação para crianças, devidamente caracterizada para essa finalizada, compramos também 4,5 milhões de seringas e agulhas especialmente para essa vacinação das crianças, e preparamos toda a logística. Treinamos aqueles que farão a imunização em 5,2 mil pontos de vacinação, além de 268 escolas públicas estaduais que já estão preparados para essa vacinação de crianças de 5 a 11 anos”, informou João Doria.
De acordo com o governador, a capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia, podendo este número ser até superior de acordo com a demanda das famílias paulistas.
A prioridade da vacinação será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas.
INÍCIO DA VACINAÇÃO AINDA INDEFINIDO
A estimativa do governo de São Paulo é vacinar cerca de 4,3 milhões de crianças nessa faixa etária. A data oficial de início da imunização com a vacina da Pfizer ainda não foi divulgada pela gestão estadual.
A expectativa do Ministério da Saúde é que o Brasil receba um grande lote com 4,3 milhões de imunizantes infantis da fabricante norte-americana nesta quinta-feira (13). Após essa data, os vacinas serão distribuídas aos estados para início do vacinação.
O governo paulista espera receber entre 14 e 15 de janeiro cerca de 20% das vacinas desse primeiro lote, com cerca de 248 mil doses, para início da campanha estadual de imunização infantil.
“O Ministério da Saúde nos sinaliza que no dia 13 o primeiro carregamento de 4,3 milhões chega no Brasil. Ele tem que passar pelo controle de qualidade do INCQS. O ministério coloca que esse controle de qualidade deve ser de no máximo 24 horas. A gente aguarda que de fato isso ocorra, então no mais tardar entre dia 14 e o dia 15 agora de janeiro, receberemos 20%, que dá em torno de 248 mil doses de vacina”, afirmou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.