Taubaté registra três casos da dupla infecção por Covid-19 e gripe
Gestão informou que teve de montar um esquema de reforço no atendimento pela alta de pacientes nas unidades de saúde com síndrome gripal.
A Prefeitura de Taubaté registrou três casos da dupla infecção por Covid-19 e gripe ao mesmo tempo. A gestão informou que teve de montar um esquema de reforço no atendimento pela alta de pacientes nas unidades de saúde com síndrome gripal.
A dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Ela foi apelidada de “flurona” (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.
Os casos de dupla infecção foram confirmados pela Secretaria de Saúde na quarta-feira (5). Os pacientes testaram positivo para as duas doenças. Além da dupla infecção, foram registrados neste ano 12 casos de Influenza, não subtipados.
A Influenza A H3N2 já era identificada na cidade desde 2021, quando 53 pacientes testaram positivo para o vírus. A prefeitura informou que não há registro de mortes por Influenza nos últimos dois anos. Os últimos óbitos pela Influenza foram identificados em 2019, quando 13 pessoas morreram.
Para atender a demanda maior de pacientes com síndrome gripal, a prefeitura reforçou o número de médicos e enfermeiros na triagem, para acelerar o atendimento e diagnóstico. A orientação é que pessoas que tenham sintomas de gripe procurem uma unidade de saúde.
“Montamos tendas nas UPAS para agilizar o atendimento, colocamos tendas na parte externa das unidades e aumentamos o número de profissionais. Criamos esse fluxo para adequar à demanda”, disse o secretário de Saúde, Mário Celso Peloggia.