Volkswagen anuncia investimento de R$ 7 bilhões na América Latina
Primeiro projeto a receber aporte será na fábrica de Taubaté, que vai produzir um novo modelo, o Polo Track. Investimentos serão feitos entre 2022 e 2026.
A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (5) um pacote de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina entre 2022 e 2026. O primeiro projeto a receber aporte será na fábrica de Taubaté, que vai produzir um novo modelo, o Polo Track, baseado na plataforma MQB.
Além da inclusão de novos modelos no portfólio, a montadora anunciou a criação de um centro de pesquisa de biocombustíveis para desenvolvimento de tecnologia complementar à ofensiva global de eletrificação de veículos na América Latina.
O primeiro projeto a receber o investimento será a inclusão do Polo Track na fábrica de Taubaté. O montante a ser investido na unidade não foi informado, mas a expectativa é que o veículo chegue às lojas em 2023.
Atualmente, a fábrica no interior de são Paulo produz o Gol e o Voyage. O último investimento na cidade havia sido o Up!, em 2014, mas que foi descontinuado em abril de 2021.
O modelo é baseado na plataforma MQB (Modular Transverse Matrix), uma nova tecnologia usada pela empresa e que permite a produção de produtos que já são produzidos a partir desta matriz única, facilitando a inclusão de novos modelos para a planta.
EXPECTATIVA
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, o investimento faz parte de um acordo firmado em 2019, depois de anos sem novos modelos para a fábrica. O último anúncio havia sido feito em 2014, quando a empresa trouxe o Up! Para Taubaté.
Em 2021, no entanto, a produção do Up! foi descontinuada e a empresa seguiu com o Gol e o Voyage. O sindicato, à época, reforçou a necessidade da inclusão de novos modelos.
Com o investimento, a expectativa é de que até 2025 a empresa retome a configuração de 2015, quando tinha três turnos de produção, o que pode gerar mais 1,2 mil postos de trabalho diretos e outros mil indiretos, com as empresas terceirizadas.
“Tínhamos muita expectativa para esse investimento. Acreditamos que isso vai trazer um fôlego de geração de empregos na cidade, depois das perdas que tivemos no setor”, disse o presidente do sindicato, Claudio Batista.