‘Saída da crise passa necessariamente por São Paulo e pelo Vale’, diz Ciro Gomes em São José
Pré-candidato à presidência esteve na cidade em reunião com empresários e defendeu mudanças na política econômica e disse que o Brasil não aguenta mais a polarização
Ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, Ciro Gomes (PDT) disse em São José dos Campos que recuperar o Brasil passa necessariamente por São Paulo e pelo Vale do Paraíba, que estão no epicentro da crise econômica brasileira e do processo de desindustrialização.
Ciro falou por cerca de duas horas para uma plateia de 50 empresários de São José dos Campos e da RMVale, em evento organizado pelo Desenvolve Vale, na tarde desta quarta-feira (27), em uma chácara na região oeste de São José.
O pré-candidato à presidência reforçou suas convicções políticas, disse que é preciso mudar o modelo econômico e a governança política do país e ressaltou a importância de São Paulo e do Vale para a recuperação nacional.
“Recuperar o Brasil passa por entender que o centro da crise econômica brasileira é São Paulo, mas a saída da crise passa necessariamente por São Paulo e pelo Vale do Paraíba e o eixo Dutra como um todo”, disse o pedetista, que nasceu em Pindamonhangaba.
Segundo Ciro, o Vale precisa retomar sua vocação tradicional para a indústria. “Hoje o epicentro da desindustrialização é o cinturão metropolitano de São Paulo e o eixo Dutra, onde está o Vale do Paraíba”, afirmou.
“Brasil fechou 30 mil indústrias do desastre do governo do PT para cá. E é preciso que a gente entenda que consertar a política cambial, de juros, restaurar a condição de capacitação tecnológica e científica de assistência técnica à modernização tecnológica e científica do aparelho produtivo é um imperativo que o governo deve assumir como responsabilidade.”
Ciro disse que será preciso “diversificar estrategicamente o perfil produtivo”, e destacou que o Vale tem “massa crítica” para essa tarefa.
“Desde um turismo, que se revela na [Serra da] Mantiqueira e pode ser potencializado, até e especialmente a economia do conhecimento, que já não é mais industrial, mas é toda uma economia digital, que tem aqui [no Vale] massa crítica para isso, engenharia pujante, o DCTA e ITA que são as pérolas mais vistosas dessa joia que é o Vale do Paraíba.”
POLÍTICA
Sobre as eleições, Ciro disse que o Brasil não aguenta mais eleger novamente um candidato para não deixar o outro ganhar, e que o país precisa debater a saída da crise com profundidade.
“Na minha opinião, [a polarização] é uma tragédia que já passou de qualquer limite e os números são trágicos. Você tem entre trabalhadores precarizados, desemprego aberto e desalento, mais de dois terços da população trabalhadora brasileira.”
E completou: “A renda brasileira está indo para o vinagre. A inflação voltou pesada no custo de vida das pessoas, passa de 30% do custo de vida dos mais pobres. E o sistema político só manda notícia de roubalheira, de orçamento secreto e roubalheira na vacina”.
Segundo Ciro, as eleições de 2022 serão “a última oportunidade de o Brasil debater com inteligência, com equilíbrio, para sair da eleição num grande esforço de reconciliação nacional”.
“Chega dessa bola de chumbo de votar no Bolsonaro para nos livrar do Lula e agora votar no Lula para nos livrar do Bolsonaro. Brasil não aguenta mais isso.”
Fonte: O Vale