Cptec desmente alerta de neve em Campos do Jordão
Uma circula nos grupos de aplicativos por mensagem e Facebook falando sobre uma onda de frio intenso para os próximos dias com probabilidade de neve em Campos.
SEGUNDO CPTEC, ALERTA É FALSO
Um falso alerta com possibilidade de neve em Campos do Jordão nos próximos dias circula nas redes sociais. O documento aparece como assinado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), que alerta que não há previsão de ocorrência de neve na cidade.
A postagem circula por grupos de aplicativos por mensagem e Facebook falando sobre uma onda de frio intenso para os próximos dias, com quedas de temperatura entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. No final, a postagem ainda traz a assinatura do Cpetc e de outras instituições de previsão climática, mas com a grafia errada.
De acordo com o meteorologista do Cptec, Diogo Arsego, a publicação é falsa. A previsão trouxe um alerta de passagem de massa de ar frio no período citado pela postagem, que deve derrubar as temperaturas.
Apesar disso, o meteorologista alerta que não há previsão de neve para a cidade. Diogo explica que isso se dá pelas condições atmosféricas da cidade.
“Para nevar são necessários dois fatores: ar muito frio e umidade, para que ocorra a formação de nuvens e a precipitação. Em Campos do Jordão, quando o ar mais frio se estabelece, na grande maioria das vezes a atmosfera já está seca e, por isso, que não neva”, explica.
De acordo com a meteorologia, a previsão é que a umidade relativa do ar fique em 40% nos próximos dias, considerada baixa para a ocorrência de neve.
NEVE X GEADA
Com tamanho frio, uma velha conhecida de Campos do Jordão pode estar presente nos próximos dias: a geada. Nas últimas semanas, a cidade tem amanhecido coberta de gelo.
Mas porque a geada é tão comum e a neve um fenômeno tão raro? O meteorologista Diogo Arsego explicou a diferença entre esses dois fenômenos climáticos.
“A neve é um tipo de precipitação assim como a chuva. Para que ocorra precipitação é necessário umidade suficiente e mecanismos que favoreçam a formação de nuvens e posteriormente a precipitação. Já a geada é um fenômeno que ocorre na superfície e é resultado do congelamento do vapor d’água . Ocorre em situações de céu claro que favorecem maior queda das temperaturas durante a noite”, explicou.
NEVE EM CAMPOS DO JORDÃO
A cidade já teve ocorrência de neve, mas há 33 anos, o que o Cptec classificou como o inverno mais rigoroso da história em Campos do Jordão. De acordo com um levantamento Centro, a temperatura mais baixa já registrada foi naquele ano, quando os termômetros caíram a -7,2°C durante o inverno. À época, moradores fizeram registros de neve na cidade.
FRENTE FRIA
O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de massa de ar frio para o estado, que vai atingir a região do Vale. De acordo com a previsão, em Campos do Jordão, as mínimas devem chegar a 6ºC na próxima quarta-feira (28), quando tem início a frente fria e devem ficar ainda menores ao longo da semana. No último mês, a cidade teve registro de temperatura negativa.