ABPF avança com recuperação da em Cruzeiro
A ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) Regional Sul de Minas, situada em Cruzeiro, está avançando com as obras de recuperação da ferrovia Cruzeiro (SP) X Passa Quatro (MG), para a volta do Trem Turístico. Atualmente, os trabalhos estão pelo bairro Regina Célia, onde há 1 km de ferrovia em estado deplorável.
Nesta semana, enquanto as equipes da ABPF trabalham na colocação dos dormentes no trecho do KM 1 + 800 ao KM 1 + 950, um trator avança nas escavações da ferrovia pelo KM 2 + 250.
“Pela Regina Célia estamos estimando a construção de 03 bueiros e vários metros de canaletas, devido as águas provenientes das ruas do entorno” comentou a ABPF pela rede social.
Segundo informações, pelo local existem 5 passagens em nível, sendo que 4 são clandestinas e serão fechadas pela ABPF Cruzeiro. Ficando apenas a original da ferrovia, que irá atender o acesso.
Vale lembrar que o projeto do Trem Turístico é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), uma associação privada, não havendo uso de dinheiro público.
A previsão é que até o final deste ano a obra chegue na Estação Rufino de Almeida, onde será realizado pequenos passeios turísticos, depois se estenderá ao Túnel da Mantiqueira.
(Portal Cruzeiro)