Prefeitos do Vale Histórico se reúnem com o deputado Padre Afonso Lobato para debater projeto de hospital regional
Encontro em São José do Barreiro reuniu oito prefeitos que reivindicam este benefício ao Estado
Nove prefeitos da região do Vale Histórico se reuniram na quinta-feira, 29, com o deputado estadual Padre Afonso Lobato, com o objetivo de definir encaminhamentos em relação a possibilidade de implantação de um hospital regional para atender à população. Segundo o parlamentar, a questão é urgente, uma vez que aquela região é reconhecida como sendo a pior em termos de saúde no Estado de São Paulo.
O deputado disse aos prefeitos que é necessário ter uma estratégia conjunta para que a reivindicação tenha força suficiente para sensibilizar o Estado e viabilizar o projeto do hospital. “Precisamos ter uma proposta única, que tenha o consenso de todos para apresentar ao Governo. Caso contrário, se essa proposta for fragmentada, as chances de sucesso são mínimas”.
Padre Afonso afirmou também que não necessariamente há de se construir um hospital especificamente para esse fim, mas que, a partir das necessidades que forem levantadas, é possível utilizar a estrutura que já existe em termos de média e alta complexidade. As santas casas de Cruzeiro e Lorena e o Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá, foram citados como referências que poderiam ser custeadas pelo Estado.
Para dar sequência à proposta – apontada como uma urgência regional – ficou definido que os secretários de Saúde dos municípios serão mobilizados para fazer os levantamentos necessários, que posteriormente serão apresentados ao grupo de prefeitos para embasar a elaboração do projeto, o que deverá ocorrer ainda na primeira quinzena de maio.
Padre Afonso se dispôs a apoiar e intermediar o diálogo com o Estado e sugeriu que seja agendada uma reunião dos prefeitos com o governador para a apresentação da proposta, mas disse que todas as forças políticas devem se engajar nesse movimento. “Todos aqueles que trouxerem seu apoio à causa serão muito bem-vindos”, disse.
Estiveram presentes ao encontro os prefeitos Wiliam Landim (Bananal), Renê Lúcio Gonçalves (Arapeí), Lê Braga (São José do Barreiro), Paulo Henrique de Souza Coutinho (Areias), Laurindo Joaquim da Silva Garcez (Queluz), José Benedito da Silva (Lavrinhas), Thales Gabriel (Cruzeiro), Guilherme Carvalho da Silva (Silveiras) e Antonio Carlos Mineiro (Cachoeira Paulista). Também participaram o vice-prefeito Marcelo Pinto e os vereadores Dionizio Balbino de Souza, Helio Borges, Djalma Santos e Luiz Carlos do Prado, de São José do Barreiro.