CODIVAP reúne em Cruzeiro com prefeitos do Vale Histórico
A reunião que foi discutida tratativas teve temas como Segurança Pública, Saúde, Turismo e Desenvolvimento Social aconteceu no Museu Histórico Major Novaes no dia 19/2.
Pela importância dos temas tratados na reunião estiveram presentes os oito prefeitos que fazem parte do CODIVAP. A reunião foi conduzida pelo presidente do Consórcio , Isaias Santana, prefeito de Jacareí. O diretor Executivo Augusto Pereira foi um dos preletores juntamente com o anfitrião Thales Gabriel, prefeito de Cruzeiro.
Augusto mencionou que atualmente os consórcios estaduais foram divididos em sub-regiões, o objetivo é para facilitar a captação de subsídios, especialmente ligados aos municípios pequenos. “Alguns dos prefeitos
presentes já desenvolvem projetos conjuntos desde 2017. Atualmente queremos mudar o conceito de vários setores ligados ao CODIVAP, construindo uma relação mais próxima com os prefeitos”, disse.
O prefeito de Jacareí, Isaias Santana, foi responsável em fazer a abertura da reunião, ele mencionou que o ano passado o Covid 19 foi uma pedra de tropeço para os gestores públicos, praticamente o Brasil parou, foi um caos. O CODIVAP mesmo assim não parou, fizemos nove reuniões com vídeo com a presença de secretários de Estado. Em 2019 recuperamos 30 milhões ligados a compensação de crédito, um exemplo paupável foi São José do Barreiro que recuperou 600 mil. Nosso objetivo é transformar o CODIVAP em um facilitador. Vamos investir em diversas
mídias, especialmente em TV, pois assim iremos ter mais visibilidade, elencou o presidente.
O anfitrião do evento, o prefeito de Cruzeiro, comprimentou a direção do CODIVAP, os prefeitos e a imprensa. Vamos levar ao CODIVAP as demandas dos municípios, somos uma das das regiões mais pobres do Estado, só ficamos na frente da região do Vale da Ribeira. Trabalharemos para o desenvolvimento do Turismo, a implantação de um hospital regional, reivindicação junto ao Estado para recuperar os estradas vicinais”, disse.
O prefeito de Arapei Renê Lúcio Gonçalves, afirmou para o repórter do Jornal Classe Líder que o encontro com os diretores do CODIVAP foi de extrema importância. “Somo0s municípios pobres, este Projeto Vale do Futuro veio no momento exato, o governo do Estado vai investir nos municípios do Vale Histórico. Somos carentes de uma Segurança Pública mais eficaz, a implantação de um Hospital Regional será de suma importancia para os nossos municípios, a parte de transporte coletivo é ineficaz, só temos uma linha de ônibus por dia, necessitamos de mais fiscalização para a SP 68, é uma rota de trafico, pois, estamos próximos da divisa com o RJ”, disse o prefeito de Arapei Renê.