Rede estadual de ensino terá aulas 100% presenciais em 2021

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, anunciou nesta quarta-feira que as escolas estaduais terão aulas 100% presenciais em 2021, mesmo que o estado ainda não tenha uma vacina contra a Covid-19.
A situação pode mudar dependendo das condições da pandemia no estado e a orientação de órgãos de saúde.
“Hoje, a previsão é que tenhamos aulas 100% presenciais em 2021, mas a saúde está em primeiro lugar”, disse Rossieli durante coletiva de imprensa pela internet.
Em 2021, o ano letivo começará em 1º de fevereiro, em todo o estado, e prevê 220 dias de aula até 21 de dezembro, data do encerramento do ano.
Estão previstas férias entre 6 e 20 de julho e duas semanas de recesso, em 19 de abril e 11 de outubro.
Segundo Soares, a orientação é para que as cidades que não tenham Conselho Municipal de Educação – cerca de 400 no estado – sigam a orientação do Conselho Estadual, que aprovou o calendário da Secretaria de Educação.
As cidades maiores, que possuem Conselho Municipal de Educação, deverão discutir seus planos com o órgão do município, obedecendo a exigência de garantir 220 dias de aula em 2021.
Na entrevista, Rossieli falou da possibilidade de as aulas começarem em meio a uma segunda onda de contágio do coronavírus no estado.
“Caso tenha a segunda onda, já temos muitos aprendizados com relação ao que aconteceu na pandemia. Tem coisas que aprendemos que ficarão, como o uso da tecnologia. Assim como ficou claro de que o presencial é insubstituível”, afirmou o secretário.
“Se tiver que escolher entre a tecnologia e o bom professor, vou ficar sempre com o professor. Estamos observando a segunda onda e torcendo para que não haja, mas se chegar quem sabe já tenhamos a vacina.”
Rossieli explicou ainda que os alunos que não entregarem as atividades em 2020 poderão repetir o ano. A retenção na mesma série será o último recurso.
Há cerca de 500 mil alunos da rede estadual que não participaram de nenhuma atividade em 2020, em razão da pandemia e da falta de acesso a internet.
“Vamos fazer busca ativa e a meta é não deixar ninguém para trás. A internet não é o único meio para o aluno entregar as atividades. Há atividades em papel distribuídas pelas escolas aos pais.”
Rossieli também informou que a Secretaria de Educação fará dois diagnósticos da rede, um em dezembro de 2020 e outro em fevereiro de 2021. O objetivo é avaliar o grau de aprendizagem dos alunos.
Para quem está no 3º ano do ensino médio em 2020, o Estado oferece a possibilidade de cursar o 4º ano opcional em 2021, para reforçar o aprendizado.
Segundo Rossieli, já foram feitas mais de 30 mil matrículas para o 4º ano opcional. A inscrição vai reabrir no início de 2021. “A procura foi maior do que a nossa expectativa”, disse o secretário.
Por fim, Rossieli disse que o Estado irá contratar cerca de 10 mil professores para 2021, para atender todo o ano na rede estadual.
Fonte: OVale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *