Bombeiros salva mais de 90 pessoas de afogamento durante o feriado prolongado
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar foi responsável pelo salvamento de 94 vítimas de afogamentos nas praias do litoral de São Paulo durante o feriado de Finados, que se estendeu de sábado (31/10) até esta segunda-feira (2/11).
Os resgates foram realizados por equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), inclusive sob fortes temporais. Do total de salvamentos, três aconteceram na Baixada Santista: um na cidade de Mongaguá e dois em Praia Grande. As vítimas eram residentes dos respectivos municípios, com idades entre 18 e 20 anos. Os demais resgates envolveram pessoas da Capital e interior de São Paulo, bem como quatro moradores do Estado de Minas Gerais, com idades entre 14 e 49 anos. Além das cidades já citadas, ocorreram salvamentos em Santos, Guarujá, Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Ilha Comprida, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.
No ano de 2019, o mesmo feriado compreendeu dois dias, resultando em 105 salvamentos de pessoas em situação de afogamento no litoral paulista.
Para aumentar a segurança dos banhistas em 2020, o GBMar reforçou a presença de guarda-vidas nas praias. Ao todo, o efetivo compreendeu 457 profissionais do próprio CB, além de 24 municipais e 39 estagiários – todos sob monitoramento. Somado a isto, foram empregadas viaturas terrestres, aquáticas, além do apoio de helicópteros Águia do Comando de Aviação da PM (CavPM).