Campanha Setembro Amarelo “É preciso Agir” visa a conscientização e prevenção ao suicídio

Ação é realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Criada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio. O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Segundo os dados da cartilha “Informando para prevenir”, publicada pela ABP e pelo CFM, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas. Por isso, a informação correta e segura é fundamental para orientar e prevenir o suicídio.  

O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é importante. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda de um profissional. 

Além disso, outras medidas já são evidenciadas como eficazes de acordo com pesquisas internacionais, como o treinamento de médicos para identificar e encaminhar corretamente episódios de depressão, a restrição ao acesso e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio. 

Neste ano, o tema da Campanha Setembro Amarelo chama “É Preciso Agir”. Para mais informações sobre a campanha em 2020, acesse o site oficial: https://www.setembroamarelo.com/

Fonte: RC Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *