Vídeo mostra avião que caiu no Campo de Marte ao decolar no aeroporto de Ubatuba
Imagem foi feita por moradora que viu avião saindo do aeroporto de Ubatuba. A aeronave teve uma pane mecânica e caiu quando o piloto tentava um pouso de emergência.
Uma moradora de Ubatuba flagrou o momento em que o avião que caiu no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, deixou o aeroporto no município do litoral norte. A imagem foi feita durante a decolagem, às 17h31 da quarta-feira (9). O bimotor caiu durante uma tentativa de pouso de emergência, às 18h. O piloto morreu na hora.
Yasmin Paladini, 17 anos, foi quem fez o registro. Ela estava com o pai na região de Iperoig, próximo ao aeroporto, e decidiu gravar a decolagem. “A vista estava bonita e ele estava tão próximo que decidimos filmar”, conta.
Yasmin postou o vídeo em uma rede social e minutos depois passou a receber mensagens de amigos perguntando se esse não havia sido o avião envolvido no acidente. “Eu quando fiz a imagem não imaginei que algo assim pudesse acontecer. Fiz pelo curioso, ele estava muito próximo. Foi um susto para nós quando percebemos no noticiário que era o mesmo avião. Lamentamos isso”, conta. Ela deletou o vídeo assim que soube do acidente.
A imagem feita por ela mostra o bimotor de modelo BE-58, prefixo PR-OFI decolando da pista às 17h31. De acordo com o aeroporto de Ubatuba, o avião chegou por volta das 17h20 para deixar um passageiro, e a saída do avião estava marcada para 17h25, mas teve um pequeno atraso. A aeronave foi a última a passar pela cidade na quarta-feira.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião caiu na avenida Braz Leme, por volta das 18h, quando tentava fazer um pouso de emergência, por causa de uma pane no motor. O piloto, Paulo de Magalhães Pereira, avisou a torre de controle que faria um pouso de emergência. As imagens do Campo de Marte flagraram o momento em que o avião cai.
Após a queda, a aeronave pegou fogo. Motoristas e moradores que passavam pelo local flagraram a ação dos bombeiros tentando conter o fogo.
Em nota, a Infraero lamentou o acidente e disse que “os bombeiros do aeroporto foram acionados às 18h14 para prestar os primeiros atendimentos à aeronave”.
FUTURO DO CAMPO DE MARTE
O Campo de Marte está localizado na Avenida Santos Dumont, em Santana, e é administrado pela Infraero desde 1º de fevereiro de 1979. Em 2019, logo que assumiu o governo do estado, João Doria (PSDB) manifestou ao presidente Jair Bolsonaro o desejo de encerrar as atividades de pousos e decolagens devido ao histórico de acidentes na área.
O local não tem linhas comerciais regulares, mas recebe helicópteros e jatos executivos. O endereço também abriga escolas de pilotagem, o serviço aerostático das polícias, o hospital da Força Aérea Brasileira e um clube para oficiais.A intenção inicial do governador era transformar toda a área em um parque, projeto em discussão desde o período em que ele era prefeito de São Paulo. Mais tarde, a proposta passou a incluir a construção no terreno de um colégio militar, que deve ser o maior do Brasil.
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) doou os projetos básico e executivo da obra, que deve ser entregue até o final de 2022 e será o 14ª do país.
Em fevereiro deste ano, Bolsonaro esteve na cidade e inaugurou, literalmente, a pedra fundamental do futuro colégio militar. Após a inauguração da pedra foi feita uma oração para abençoar a lugar.