Prefeitura de Cruzeiro entrega 40 leitos de clínica médica para pacientes com (Covid-19)

A inauguração aconteceu dia 15 (sexta-feira), com a presença do prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel, Secretário de Saúde Nicholas Coppio Correa Marucco, José Kleber Lima Silveira Júnior diretor do SAAE, Secretário de Obras Paulo Cézar Félix Júnior, presidente da Câmara Mário Notharangeli, Dra Vitória de Fátima Jacob Mendes Leal Costa, representou o vice-prefeito Dr. David Mota Costa, colaboradores da saúde, secretários municipais e vereadores.
O investimento da obra foi no valor de R$ 970 mil e houve contrapartida dos governos Municipal, Estadual e Federal.
O prefeito Thales Gabriel informou que esta importante obra veio em um momento triste, onde milhares de vidas estão sendo ceifadas em nível nacional. “ Na vida tudo passa, com esta covid-19 não vai ser diferente. Esta obra veio no momento exato para dar aporte a população que está lutando contra “este inimigo invisível”. Disse ainda o prefeito que concluiu dezenas de obras paradas,citou que ao lada um exemplo foi a Farmácia Municipal. “Esta obra que estamos integrando a população não foi diferente. O nosso dever de casa esta sendo feito, hoje Cruzeiro é um exemplo, tem o menor índice de isolamento. Utilizamos este prédio para ser um Hospital de Campanha, tínhamos a opção de montar uma estrutura metálica no FAC, o problema que o investimento ia de água a baixo, pois, em seguida teríamos de desmontar a estrutura. Deus nos iluminou, tomamos uma decisão certa de edificar esta obra, pois, a mesmo será após a crise ser transformada em uma UBS (Unidade Básica de Saúde”, finalizou.
Segundo Cláudia Belchior da Secretaria da Saúde e Apóio Técnico, o CISA ( Centro Integrado de Saúde) além dos 40 leitos terá, sala de emergência, 4 leitos de estabilização e 4 respiradores. “ O CISA irá seguir o protocolo do Ministério da Saúde em consonância com a Santa Casa de Saúde . A Dra Ana Inez Costa da Silva Chaves é a responsável Técnica pelo CISA. O Centro Integrado de Saúde (CISA) oferece 40 leitos de clínica médica exclusivos para pacientes com coronavírus (Covid-19) de baixa complexidade”, finalizou.
A Secretaria de Saúde de Cruzeiro explica que o local funcionará como um Hospital de Campanha, apenas para pacientes que não precisem de assistência de UTI. O intuito é evitar a superlotação na principal instituição de saúde do município, uma vez que é referência hospitalar também para todo Vale Histórico.
Na última semana, a prefeitura como administradora a Santa Casa de Cruzeiro, dobrou a capacidade de atendimento na UTI entregando mais 10 novos leitos.
Para a segurança de todos, o CISA não trabalhará de portas abertas. O acesso será pela triagem realizada por meio do Call Center criado exclusivamente para orientações sobre o novo coronavírus. A população pode contatar a qualquer hora do dia o telefone 0800 878 9628.
A prefeitura ressalta que, passada a pandemia, pretende transformar o local em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que atenderá toda a população da cidade com clínica médica, laboratório e outros programas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *