Sem missas por causa do coronavírus, Santuário Nacional de Aparecida recebe milhares de fiéis

Justiça determinou a suspensão das missas no templo para evitar contágio de coronavírus. Visitas no santuário seguem liberadas aos fiéis.

Milhares de fiéis visitaram o Santuário Nacional de Aparecida no domingo (15) mesmo após a decisão da Justiça suspender as missas no templo por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no mundo e o avanço dos casos no Brasil. A visitação dos fiéis ao templo, contudo, está liberada.

O número de romeiros esperados antes da decisão judicial era de 68 mil fiéis e leva em consideração uma média de anos anteriores. O santuário acredita que o movimento tenha sido abaixo do esperado. Mesmo assim, milhares de fiéis foram ao maior templo mariano do mundo.

O cancelamento das missas e celebrações religiosas decepcionou muitos fiéis. Mesmo assim, locais que costumam atrair muitos peregrinos seguem liberados, como a sala das velas e passagem pelo nicho que abriga a imagem de Nossa Senhora.

Sete missas que estavam programadas para o domingo foram canceladas. A suspensão acontece durante a quaresma, quando muitos católicos programam visitas ao templo.

A última missa no templo foi celebrada às 12h do sábado (14). A Basílica de Aparecida comporta 35 mil fiéis em torno do Altar Central, onde são realizadas as principais celebrações.

A suspensão das missas é por 30 dias e, caso seja necessário, pode ser prorrogada, segundo a Justiça.
De acordo com o Santuário Nacional, as visitas dos fiéis estão liberadas. Além disso, a limpeza dos espaços comuns foram reforçadas e o posto médico do templo criou um fluxo de atendimento orientado pela Secretaria de Saúde.

DECISÃO
A ação foi proposta pelo Ministério Público em razão da Covid-19. Na tarde do sábado, a juíza Luciene Belan Ferreira Allemand acatou o pedido em caráter liminar para suspensão das missas no maior templo mariano do mundo.

“Pelo exposto, antecipo os efeitos da tutela, em razão da ameaça de contaminação e disseminação da doença, por se tratar de medida de saúde pública, evitando-se, assim, a exposição de diversas pessoas ao vírus, bem como suas consequências , deferindo a liminar para impedir a realização de quaisquer eventos no Santuário Nacional de Aparecida (…)”, diz trecho da decisão. Aparecida (SP) não tem nenhum caso suspeito de coronavírus.

Escolas na região suspendem aulas gradualmente por causa do novo coronavírus
Prefeituras de Tremembé e Pindamonhangaba anunciaram suspensão das aulas nos mesmos moldes da orientação do governo estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *