Notificação de suspeita de coronavírus em Lorena tem resultado negativo após análise do Instituto Adolfo Lutz
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o caso suspeito de Coronavírus (COVID-19) em Lorena, notificado na última quinta-feira (27), foi descartado pela Secretaria de Estado de Saúde, após parecer do Instituto Adolfo Lutz. A amostra colhida por meio do exame SWAB foi processada pelo órgão e o resultado obtido foi “não detectado”. A paciente, que já foi informada do resultado, apresenta bom estado de saúde e segue as orientações dadas pela equipe médica.
A paciente já havia sido diagnosticada com Dengue. No entanto, por ter viajado recentemente à Itália, um dos países incluídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mapa do Coronavírus, e apresentar sintomas sugestivos, optou-se por adotar o procedimento determinado pelo Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com a OMS, além da China, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã, Tailândia e Itália, os seguintes países foram definidos como regiões de transmissão do vírus:
Austrália
Filipinas
Malásia
Alemanha
França
Irã
Emirados Árabes Unidos
Aqueles que estão retornando desses países devem procurar por atendimento médico nas Unidades de Saúde ou rede hospitalar para que sejam monitorados quanto aos surgimento dos sinais e sintomas e necessidade de isolamento social por medida de precaução. A Secretaria de Saúde fará o acompanhamento por 14 dias, e somente serão coletadas amostras para caso de coronavírus dos pacientes que apresentares os seguintes sintomas, conforme orientações do Ministério da Saúde:
Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local*, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (COVID-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.