Cia. Ouro Velho de Teatro apresenta o espetáculo “O Novo Rei de Beleléu” em Cruzeiro
A Cia. Ouro Velho de Teatro, por meio do Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, apresentam o espetáculo musical infanto-juvenil “O Novo Rei de Beleléu”, na cidade de Cruzeiro.
Baseada no universo dos folguedos populares – como a Folia de Reis, o Boi-Bumbá e o Maracatu – a fábula de Lara Hassum e Paulo Marcos faz uma veemente defesa do lugar da Arte e dos Sonhos em um mundo cada vez mais gerido por valores duvidosos, como a ganância, a intolerância e a indiferença.
Com música ao vivo e muita percussão, a companhia apresenta a história do Reino de Beleléu que, após o desaparecimento de seu Velho Rei, mergulhou em uma terrível epidemia da doença do Tanto-Faz. Em Beleléu, agora, tudo tanto faz. Mas, os últimos Sonhos que restaram na cidade irão fazer de tudo para impedir que o trono caia nas mãos erradas. Nessa missão, irão contar com a ajuda do herói-sanfoneiro Gabriel, a única pessoa capaz de animar os doentes e salvar o Reino.
Nas palavras do crítico Dib Carneiro Neto, O Novo Rei de Beleléu é “uma alegria só. Não perca por nada. E atenção escolas: é um programão para levar alunos”. O espetáculo faz parte do projeto Viagem Cultural que inclui apresentações do espetáculo e oficinas de criação teatral e de produção cultural. As apresentações são realizadas pela Cia. Ouro Velho de Teatro e ocorrem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
APRESENTAÇÕES EM CRUZEIRO:
Quando: dias 28 e 29 de Setembro: sábado e domingo às 15 horas
Onde: Museu Major Novaes
Avenida Jorge Tibiriçá, S/N, Vila Canevari, Cruzeiro/SP
ABERTAS AO PÚBLICO – Todas as idades
Oficinas:
– Sábado, dia 28/09, às 10horas: Oficina de Criação teatral
– Domingo, dia 29/09, às 10 horas: Oficina de Produção Cultural
Aberto ao público – todas as idades
SOBRE A CIA. OURO VELHO
A CIA. OURO VELHO é um centro de estudos e criação teatral, fundado em 2012 pelo diretor, ator e professor Paulo Marcos e pela atriz e dramaturga Lara Hassum. As primeiras atividades desenvolvidas pela companhia foram cursos de formação teatral em diversas linguagens e a elaboração de projetos artístico-educacionais, que culminaram em 2014 com a estreia de seu primeiro espetáculo, O LUGAR DE ONDE SE VÊ. Esta montagem – uma delicada homenagem à arte teatral – foi eleita como MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL de 2014 pela Folha de São Paulo (voto popular) e foi premiada no EDITAL PROAC Circulação da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Até o momento, O LUGAR DE ONDE SE VÊ realizou 103 apresentações em 26 municípios do Estado de São Paulo, sendo vista por mais de 20.000 espectadores. A segunda montagem da companhia, O NOVO REI DE BELELÉU – uma celebração da cultura popular, com música ao vivo e muita percussão – foi indicada como MELHOR ESPETÁCULO INFANTIL de 2016, pelo Prêmio Arte Qualidade. Até essa data, o espetáculo realizou 67 apresentações, sendo vista por cerca de 13.000 espectadores em 17 municípios do Estado de São Paulo.
SOBRE O INSTITUTO CCR: Completando 5 anos em 2019, o Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
SOBRE A CCR NOVADUTRA: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros
de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 23 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.
Fonte/Fotos: Ascom