Cruzeiro confirma primeiro caso de sarampo e região eleva para 97 o número de casos
Região possui 17 cidades com casos confirmados
Cruzeiro registrou o primeiro caso de sarampo. De acordo com a Vigilância epidemiológica, o paciente é um bebê de 6 meses que já teve alta hospitalar e passa bem. As pessoas que tiveram contato com a criança foram vacinadas. O bairro onde mora o paciente não foi divulgado. O caso foi registrado no início de agosto e confirmado na última sexta-feira (13).
A Secretaria Municipal de Saúde adotou todas as medidas de prevenção, como intensificação e conscientização da população sobre a importância da vacinação tríplice viral, além do bloqueio de pacientes suspeitos. A cidade possui outros 6 casos suspeitos, aguardando o resultado do exame laboratorial.
A vacinação é indicada para bebês de 6 meses a 12 meses (dose extra), crianças de 15 meses (segunda dose tetraviral), crianças de 15 meses a adultos de até 29 anos sem o registro de duas doses (se tiver tomado uma dose, terá que tomar a segunda. Se não tomou nenhuma, deve receber duas no intervalo de 30 dias), adultos de 29 a 59 anos, sem registro na carteira (tomar uma dose) e profissionais de saúde. Já a contraindicação é para gestantes, crianças menores de 6 meses e imunodeprimidos.Até o momento na Região do Vale do Paraíba e bragantina foram registrados 95 casos em 16 cidades.
Confira as cidades e os casos registrados
São José dos Campos – 25
Atibaia – 17
Caçapava – 17
Taubaté – 9
Pindamonhangaba – 5
Bragança Paulista – 3
Jacareí – 7
Ilhabela – 3
Bom Jesus dos Perdões – 2
Lorena – 2
Cruzeiro – 1
Piracaia – 1
Potim – 1
Aparecida – 1
Joanópolis – 1
Ubatuba – 1
Campos do Jordão – 1
(Imagem ilustrativa)