Marcos Pontes assina termo para implantar programa de reciclagem de computadores na RMVale

O projeto recolhe peças, monta computadores e doa para escolas

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (Mctic), Marcos Pontes, esteve em Taubaté na noite da segunda-feira (26) e participou da 1ª Reunião Extraordinária do ano de 2019 da Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba).
Durante o encontro, foram assinados termos de cooperação técnica entre o ministério e a associação para projetos de tecnologia e informática.

A reunião teve início às 19h e contou com prefeitos das 44 cidades que compõe a Codivap. O encontro aconteceu na sede da associação no bairro Jardim das Nações, em Taubaté.
O termo de intenções assinado por Pontes tem como objetivo trazer atividades do programa CRC (Centro de Recondicionamento de Computadores) para a região.
“Dentro da secretaria de telecomunicações temos um programa chamado Centro de Recondicionamento de Computadores. […] Nós recolhemos material eletrônico usado e descartado. Com esse material são reconstruídos computadores e doados para escolas, associações e organizações sem fins lucrativos. O que sobra nós damos o descarte correto”, explicou o ministro. Após serem recondicionados, o planejamento é que esses computadores sejam reaproveitados em escolas públicas, bibliotecas e telecentros.

“São implantações de oficinas e cursos profissionalizantes nessa área e fazer com que os jovens sejam inseridos nesse contexto para que ele saia dos caminhos ruins. Nós vamos oferecer para ele um emprego, algo que ele possa se profissionalizar e ter um mercado de trabalho aberto para ele”, afirmou o presidente da Codivap e prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD).

Além desse programa, também foram assinados dois termos de intenção para outros dois projetos: o Programa Governo Eletrônico, que visa dar suporte aos municípios na implantação da internet banda larga, e o Programa de recolhimento de lixo eletrônico, que vai contar pontos para cada município no Ministério da Ciência e Tecnologia. Essa pontuação será revertida em recursos para o meio ambiente de cada cidade que colaborar. A definição de como e quando esses programas irão funcionar ainda depende de outras reuniões entre o Codivap e o governo federal.

“Sobre o lixo eletrônico, nós ainda vamos ver pontos onde esses recolhimentos podem ser feitos. Isso ainda está em estudo”, disse Sato.
A última visita do ministro a RMVale aconteceu no de 16 de agosto para a cerimônia de posse do diretor interino do Inpe em São José. A cerimônia aconteceu no Inpe e foi presidida pelo astronauta e Darcton Policarpo Damião assinou o termo de posse como diretor interino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *