Motoristas protestam e atrasam saída de ônibus intermunicipais na RMVale
Ato aconteceu na manhã desta segunda-feira em São José, Taubaté e Guará
.Os motoristas do transporte intermunicipal fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (26) e atrasaram a saída dos veículos em São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, que alega assédio moral e suspensões em excesso aplicadas aos trabalhadores da Pássaro Marron.
O protesto teve início por volta das 4h, antes da saída dos ônibus das garagens. O sindicato reuniu os condutores para falar sobre o aumento no número das advertências.
De acordo com José Roberto Gomes, presidente do conselho fiscal do sindicato, o assédio moral e as suspensões têm acontecido há pelo menos um mês.
“Os trabalhadores não podem fazer nada, que já recebem advertência. Muitas vezes eles recebem suspensão e isso reflete em descontos de 5% na PRL [Participação nos Lucros e Resultados]. Nós tentamos dialogar com a empresa, mas não conseguimos e por isso fizemos esse protesto”, disse.
Ao fim do ato, que terminou por volta das 6h15, o sindicato realizou uma assembleia com os motoristas. Os ônibus começaram a sair das garagens por volta das 6h30.
Uma reunião entre a categoria e a empresa deve acontecer na próxima quarta-feira (28). A classe informou ainda que novos protestos podem acontecer caso não haja mudança.
A Pássaro Marron foi procurada, mas não comentou o assunto até a publicação desta matéria.