Após queixa de candidatos, Prefeitura de Pinda suspende concurso
Provas foram aplicadas no domingo (4). Candidatos apontaram irregularidades no processo seletivo. Instituto defendeu lisura e transparência do concurso.
Após queixas à polícia e na ouvidoria, a Prefeitura de Pindamonhangaba (SP) suspendeu o concurso público cujas provas foram aplicadas no último domingo (4). Candidatos apontaram supostas irregularidades na condução do processo, como atraso e provas com lacres violados.
A decisão da administração municipal foi divulgada na tarde desta terça-feira (6). Até segunda (5), cerca de 30 candidatos tinham formalizado reclamações na ouvidoria da prefeitura ou na delegacia de polícia. A promotoria também instaurou inquérito para apurar os fatos.
“A medida foi tomada para que os fatos e as possíveis irregularidades sejam apurados”, diz a prefeitura em trecho da nota.
Ao G1 candidatos relataram no domingo problemas em ao menos três dos 12 locais de aplicação das provas – sendo a Anhanguera em Taubaté, Fapi e Funvic em Pindamonhangaba.
Além do atraso para início das provas, eles apontaram insuficiência de mesas e cadeiras, falhas nas listas com os nomes de candidatos e até falta de provas, o que teria obrigado a impressão de xerox.
O que diz o instituto
O Iuds, instituto que aplicou a prova negou na segunda-feira (5) qualquer irregularidade e apontou que um grupo isolado agiu para tumultuar o processo seletivo. Nesta terça, confirmou a suspensão temporária do concurso após receber ofício da promotoria.
“Cabe, ainda, ao Instituto Iuds o direito de encaminhar toda documentação necessária para esclarecimento dos fatos, no prazo de cinco dias úteis. Mediante a solicitação, estamos reunindo toda documentação a ser apresentada, conforme o requerimento do Ministério Público”, diz trecho da nota.
O instituto admitiu agora que teve “contratempos pontuais, porém dentro da normalidade de qualquer concurso público”, mas reiterou que, em seis anos de atuação nunca foi registrado nenhum ato que desabonasse a credibilidade da empresa.
Concurso
O concurso foi aplicado para o preenchimento de 127 vagas na prefeitura e contou com 39 mil inscritos.
As vagas eram para os cargos de arquiteto, agente comunitário de saúde, auxiliar de enfermagem, assistente social, dentista, diretor de escola, enfermeiro, biomédico citologista, fisioterapeuta, eletricista, engenheiro, fiscal, guarda, mecânico, médicos, nutricionista, oficial de administração, pedreiro, professor, psicólogo, telefonista e topógrafo, entre outros.
Fonte: G1