Polícia desmente boato de tiroteio em Lorena
Moradores filmaram três homens segurando fuzis na avenida 7 de setembro, na região central da cidade. O Exército informou que treinamento é realizado na rua para maior realismo.
A Polícia Civil desmentiu na quinta-feira (9) um boato de tiroteio na região central de Lorena. A confusão teve início após um vídeo do treinamento do Exército viralizar nas redes sociais e aplicativos de mensagem. Na ação, os militares não estão fardados e seguram fuzis.
Nas imagens, três homens de bermudas e camisetas estão agachados em uma esquina segurando cada um uma arma – sendo dois fuzis e uma pistola.
De acordo com o Exército, o treinamento ocorreu na quarta-feira (8) em área urbana para maior realismo, tendo sido adotadas todas as medidas de segurança previstas. O Exército informou ainda que foram emitidos alertas aos órgãos de Segurança Pública e aos moradores. O vídeo foi gravado na avenida 7 de setembro.
O treinamento, que aconteceu das 8h às 18h30, foi direcionado aos soldados que ingressaram no batalhão neste ano para que, se necessário, eles possam atuar nas ruas dando apoio para às polícias, como já acontece no Rio de Janeiro. Cerca de 300 homens participaram da ação.
O Exército explicou também que os militares que estavam sem a farda e segurando as armas são soldados mais experientes que fazem figuração, no papel de criminosos. No treinamento, foram realizados disparos de festim, que imitam o som das munições reais, mas não ferem.
Ainda segundo o Exército, não há data agendada para um novo treinamento do tipo na cidade, mas pode ocorrer caso necessário.