Fiscais visitam cruzeiros em Ilhabela após suspeita de descarte irregular de lixo
Após uma suspeita de descarte de lixo irregular no mar, a Prefeitura de Ilhabela inicia nesta sexta-feira (18) visitas técnicas nos cruzeiros marítimos que atracam no arquipélago.
Segundo o governo, a ideia da visita surgiu depois que uma mancha escura apareceu próxima à Ilha das Cabras, no ano passado, e surgiu a suspeita de que fosse algum tipo de contaminação lançada por embarcações. Essa suspeita foi descartada pela Companhia Ambiental de São Paulo (Cestesb).
Na ocasião, foi constatado que era um fenômeno chamado floração, decomposição de algas que altera a coloração da água.
Por causa da repercussão na notícia, espalhada de maneira falsa nas redes sociais – atribuindo a responsabilidade pelas manchas aos cruzeiros, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) convidou a prefeitura para visitar ao menos duas embarcações.
“Queremos mostrar que um navio não descarta nada sem ser tratado. É um sistema rigoroso, que está dentro de regras nacionais e internacionais. Sem contar que Ilhabela não é um lugar de descarte. A gente vive do mar e quer dar o melhor exemplo possível”, afirmou o presidente da associação Marco Ferraz.
Temporada
Na temporada 2018/2019, Ilhabela receberá 43 escalas de navios, que levam, em média, 130 mil turistas à ilha no litoral norte de São Paulo.
Segundo estudo da Clia Brasil, o impacto econômico médio gerado por cada cruzeirista nas cidades de escala é de R$ 515.
Fonte: G1 – Vale do Paraíba e Região
Foto: Gustave Gama/Prefeitura de Ilhabela