Com circulação da variante Delta do coronavírus, RMVale vira foco de preocupação do governo estadual

O governo estadual apontou o Vale do Paraíba como um dos principais focos de preocupação em razão da circulação da variante Delta do novo coronavírus.
Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde, informou que nove casos autóctones da variante foram identificados no estado, sendo sete na capital e dois no Vale, em Pindamonhangaba e Guaratinguetá, únicos casos identificados no interior.
“Estamos acompanhando aos casos e atentos à circulação da variante Delta, que provocou aumento de casos e internações em países do exterior”, disse Gorinchteyn.
Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, as duas cidades do Vale fazem parte de um levantamento genômico para avaliar mais amostras de pessoas da região e identificar outros contaminados pela variante Delta, que é considerada mais contagiosa.
“A situação nos preocupa muito, porque sabemos que a variante terá uma importância epidemiológica. Temos que tomar todo o cuidado. O Butantan lidera uma pesquisa genômica ao lado da Vigilância Epidemiológica do Estado e das cidades de Pindamonhangaba e Guaratinguetá, que estão tomando as providências no sentido de aumentar o número de amostras que serão sequenciadas”, disse Covas em resposta à pergunta de OVALE na coletiva do governo estadual desta quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes.
Covas destacou que o Butantan está planejando um inquérito soroepidemiológico para ver a penetração da variante no Vale. “São medidas que visam nos dar um panorama e tomar as medidas compatíveis para fazer a contenção, se isso for necessário”, afirmou o diretor do Butantan, citando que a Delta provocou aumento de contaminados e pacientes graves na Inglaterra, o que acende o sinal de alerta em São Paulo.
“Todos nós temos esperança crescente e os números da pandemia mostram isso. O governo não abaixou a guarda e pede que a população também mantenha os cuidados, mas os números comprovam a eficácia das vacinas”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.
A situação é ainda mais preocupante em razão de mais de 40 mil pessoas no Vale terem deixado de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Em todo estado, o número de faltosos chega a 642 mil.
Garcia disse que o governo está estudando medidas para reforçar a aplicação da segunda dose, considerada fundamental para completar o esquema vacinal, principalmente contra a variante Delta do coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *