Lagoinha e São José do Barreiro estão entre as seis cidades de SP sem casos positivos de Covid-19

Municípios seguem sem casos confirmados da doença após quatro meses da primeira confirmação no Vale do Paraíba.

Quatro meses após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Vale do Paraíba, Lagoinha e São José do Barreiro são as únicas duas cidades da região que seguem sem nenhum caso positivo de acordo com os boletins epidemiológicos das prefeituras.
Os dois municípios também estão entre as últimas cidades do estado ainda sem registros da doença. Das 645 do Estado de São Paulo, apenas seis não têm casos positivos até essa terça-feira (20): Cruzália, Florínea, Lagoinha, Ribeirão Corrente, Santa Mercedes e São José do Barreiro.

O balanço do governo estadual ainda aponta que Arco-Íris e Monte Castelo também não tiveram casos confirmados. Porém, a reportagem apurou que Arco-Íris teve um morador com a doença, mas que ele estava internado em Tupã. A Prefeitura de Monte Castelo informa que já teve três casos confirmados.

SÃO JOSÉ DO BARREIRO

Quem chega a São José do Barreiro pela Rodovia dos Tropeiros (SP-68), que corta a cidade, encontra na entrada do município uma barreira sanitária. Essa é uma das medidas que foram adotadas pela cidade para evitar a chegada do coronavírus.
Além disso, a administração municipal destaca que realiza a desinfecção das ruas e o isolamento de moradores com a suspeita da doença. O município tem 4.147 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O prefeito da cidade, Alexandre Siqueira Braga, o Lê Braga (MDB), informou que o município já realizou 50 testes para identificação de coronavírus.
“Atribuímos, primeiramente, a Deus por estarmos sem casos ainda. Também destaco o desempenho da equipe de saúde e da própria população, que tem respeitado o isolamento social. Estamos obedecendo a fase laranja do Plano São Paulo. Os comércios essenciais estão abertos normalmente e os não essenciais funcionam quatro horas por dia. As igrejas estão fechadas, toda a rede de hospedagem também está fechada”, disse o chefe do executivo.

LAGOINHA
Em Lagoinha, a barreira sanitária é instalada aos fins de semana. A secretaria de saúde do município destaca que a redução do comércio, o uso obrigatório de máscaras e a conscientização da população também tem ajudado a cidade a não ter casos confirmados de coronavírus.
Apesar de o Vale do Paraíba estar na fase laranja do Plano São Paulo, que permite a abertura de alguns comércios não essenciais com restrição, Lagoinha permite apenas que os serviços essenciais funcionem.
A cidade tem 4.896 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o último boletim epidemiológico da cidade, publicado na segunda-feira (20) Lagoinha já teve 27 notificações. Dezoito foram descartados e os demais aguardam o resultado dos exames.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *