Em 24 horas choveu o esperado para quase um mês no Litoral Norte

As fortes chuvas registradas desde a noite de quarta-feira (7) causaram alagamentos em Caraguatatuba e também queda de barreiras que fecharam Tamoios e Oswaldo Cruz.

Em 24 horas a região do litoral norte de São Paulo registrou quase a mesma quantidade de chuva esperada para o mês inteiro, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

As fortes chuvas registradas desde a noite de quarta-feira (7) causaram alagamentos em Caraguatatuba e também queda de barreiras que fecharam as rodovias Tamoios e Oswaldo Cruz.

De acordo com dados coletados por pluviômetros da entidade, no bairro Tabatinga, na divisa de Caraguá com Ubatuba, foram registrados 204 milímetros no período. Já no aparelho instalado na rodovia dos Tamoios (SP-99), foram registrados 184 milímetros. A média mensal registrada é de cerca de 239 milímetros.

TRANSTORNOS

Caraguatatuba foi a cidade mais afetada e registrou duas famílias desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil da cidade. Seis pessoas, sendo duas crianças, dois idosos e uma mulher grávida, foram levadas para o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug).

As aulas em sete escolas foram suspensas. Moradores também registraram transtornos em bairros como Casa Branca, Getuba, Martim de Sá, Olaria, Rio do Ouro e Massaguaçu. Segundo a prefeitura, os alagamentos foram provocados não só pelo grande volume de águas pluviais, como também com a incidência de maré alta e o transbordamento de rios como o Guaxinduba.

Um rio transbordou no bairro Caputera, atingiu as casas e deixou os moradores sem acesso aos bairros vizinhos. A água também invadiu residências nos bairros Martin de Sá, onde uma família ficou ilhada e precisou ser resgatada pela Defesa Civil.

PREVISÃO
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a previsão é de mais chuva até sexta-feira. O tempo fica muito instável na quinta-feira e a chuva deve continuar de forma volumosa.

No fim de semana, as áreas de instabilidade enfraquecem, o que vai permitir uma diminuição da nebulosidade e períodos com sol, mas ainda com possibilidade de pancadas de chuva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *