PESQUISADOR DO INPE ASSUME COMANDO DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA

Marco Antônio Chamon, que era diretor de tecnologia do Inpe, irá presidir órgão vinculado ao Ministério da Ciência responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

O governo Lula trocou o comando da Agência Espacial Brasileira (AEB). A nomeação de Marco Antônio Chamon para a presidência foi publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (30).

A entidade está vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), chefiado pela ministra Luciana Santos.

Chamon irá substituir Carlos Augusto Teixeira de Moura, que é coronel da reserva da Aeronáutica e havia sido nomeado na gestão Jair Bolsonaro.

🚀 Criada em 1994, a agência é responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Um dos projetos sob o guarda-chuva da agência é a produção, em parceria com a China, de um satélite com previsão de entrar em órbita em 2028. O acordo foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem ao país asiático em abril.

No mês passado, o governo brasileiro anunciou que irá investir R$ 360 milhões no setor aeroespacial e em inovação e tecnologia.

O novo presidente da AEB é formado em engenharia elétrica pela Unicamp com mestrado em engenharia e tecnologia espacial pelo Inpe e doutorado em eletrônica pela École Nationale Supérieure de L’Aéronautique et de L’Espace.

Foi coordenador do programa de satélites científicos do Inpe e gerente da missão espacial SABIA-Mar (missão oceanográfica).

Via: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *