IDOSO DE 73 ANOS É INTERNADO APÓS TER CONTATO COM TATURANA

Suspeita é que ele possa ter sido contaminado com a Lanomia, a espécie que causa maiores complicações.

Idoso segue internado em observação no Hospital Regional de Taubaté — Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Leite
Idoso segue internado em observação no Hospital Regional de Taubaté — Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Leite

Um idoso de 73 anos precisou ser hospitalizado depois de ter esmagado uma taturana acidentalmente no último sábado (22), em Campos do Jordão. Ele chegou a ter problemas renais, precisou receber plaquetas e teve hemorragia na boca e nariz. A suspeita é que ele possa ter tido contato com uma das espécies de taturana mais perigosa para a saúde humana (entenda mais abaixo).

O acidente aconteceu durante à tarde de sábado (22), quando Jair Balbino da Luz estava no quintal de casa brincando com a neta em uma pequena área de vegetação.

Segundo familiares, em determinado momento ele se desequilibrou e acabou se amparando em uma árvore, momento em que ele esmagou uma taturana com a mão.

Ao longo do dia, o idoso não relatou nada à família e somente à noite disse estar se sentindo mal. Seu filho o levou ao pronto-socorro do município, de onde, posteriormente, foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do centro de Taubaté.

Segundo família, essas taturas estavam na árvore no momento do acidente — Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Leite
Segundo família, essas taturas estavam na árvore no momento do acidente — Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Leite

No local, ele ficou em observação recebendo soro, mas o quadro de saúde piorou e conseguiram transferi-lo para o Hospital Regional. Ao g1, a família disse que a transferência foi necessária pois o idoso piorou, sendo necessário receber plaqueta e seu rim começou a parar de funcionar.

Segundo a família, o idoso também teve sangramento na boca e pelo nariz. Não se sabe ao certo, no entanto, se os sintomas ocorreram em decorrência do contato com a taturana.https://3bb3f4a925858b5295339c1952a9f08e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o homem segue internado em observação e com quadro estável no Hospital Regional de Taubaté.

A reportagem questionou sobre os sintomas relatados pelos familiares, mas a assessoria não confirmou se podem ter sido causados pelo acidente com a taturana.

Essas são as taturanas conhecidas chamadas de Lonomias, que devem ser evitadas por humanos — Foto: Renato Rodrigues/Butantan
Essas são as taturanas conhecidas chamadas de Lonomias, que devem ser evitadas por humanos — Foto: Renato Rodrigues/Butantan

Riscos de contato com taturanas

Segundo Fan Hui Wen, doutora especialista em lonomias no Instituto Butantan, as taturanas ou mandruvás, como são popularmente conhecidas, são encontrados em ambientes com vegetação e em áreas rurais.

Quando se trata das taturanas sem pelos, não há risco algum para a saúde humana. “A grande maioria delas não causa problemas, pois não têm nenhum espinho pontiagudo que possa causar irritação na pele”, disse.

Já as ‘lagartas de fogo’, como são chamadas, possuem espinhos entremeados por pelos. Essas têm coloração alaranjadas e amarronzadas. Nesses espinhos, segundo a especialista, pode haver um veneno que é liberado em contato com a pele.

Essas são as taturas mais perigosas, que podem causar problemas renais e hemorragias  — Foto: Renato Rodrigues/Butantan
Essas são as taturas mais perigosas, que podem causar problemas renais e hemorragias — Foto: Renato Rodrigues/Butantan

“Essas taturanas com espinho, além de causar dores e queimações locais, podem causar ainda alterações na circulação sanguínea. Então, essa lagarta pode causar distúrbios na circulação sanguínea e hemorragias. Para neutralizar o efeito, é necessário que a pessoa receba o soro antilonômico, específico para esse caso”, explicou.

Dentro os sintomas, a pessoa tem sangramento, seja urinário, na gengiva ou boca e pelo nariz. Se o sangramento for no cérebro, há a possibilidade da pessoa morrer. “Não é um quadro comum, pelo menos na nossa região”, esclareceu Fan Hui Wen.

Cuidados

Normalmente, o contato com uma lagarta peluda pode causar dor aguda, irritação na pele e inchaço no local. O tratamento pode ser feito com gelo ou analgésico. Nesses casos, não há nenhuma sequela ou irritação.

Já em casos de contatos com as taturanas espinhosas, de coloração alaranjada ou amarronzada, o cuidado deve ser maior. A indicação é que a pessoa procure atendimento médico o mais breve possível para receber o antilonômico.

Idoso de 73 anos é internado após contato com taturana em Campos do Jordão, SP. — Foto: Arquivo pessoal
Idoso de 73 anos é internado após contato com taturana em Campos do Jordão, SP. — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *