Após reabertura, Campos do Jordão tem alta de 390% em casos confirmados de Covid-19
Cidade decidiu pela reabertura há cerca de um mês, em 1° de junho, quando tinha 34 casos confirmados. Número saltou para 167.
ampos do Jordão teve aumento de 390% no número de casos confirmados de Covid-19 desde a reabertura do comércio. Até 1° de junho, a cidade tinha acumulado 34 casos da doença. Nesta quinta-feira (2) a cidade confirmou 167 casos. O prefeito, Fred Guidoni (PSDB), é um dos infectados pela doença.
A cidade decidiu pela reabertura em 1° de junho. À época, a gestão anunciou a reabertura do comércio não essencial até aos fins de semana e feriados e permitiu também o atendimento com capacidade de 20% na rede hoteleira.
Quando optou pela reabertura, Campos do Jordão tinha 34 casos confirmados de Covid-19. Um mês depois, a cidade viu o número de casos multiplicar. O G1 fez um levantamento dos dados divulgados diariamente pela prefeitura. A alta começou em 10 de junho. Nove dias após a reabertura, os casos saltaram de 34 para 67.
Os números de contaminação na cidade registrados após a abertura superam o acumulado dos três meses iniciais de pandemia — de março a junho — quando ainda estava fechada.
Nesta quinta-feira (2) a cidade confirmou o maior número de casos confirmados por dia desde a pandemia, 11 pessoas infectadas pelo vírus. O prefeito Fred Guidoni (PSDB) também foi infectado e é acompanhado pelas equipes de saúde, mas em casa.
O que diz a prefeitura
Ao G1, a prefeitura de Campos do Jordão informou que tem feito a fiscalização de forma intensa com barreira sanitária aos fins de semana na entrada da cidade. Disse ainda que tem fiscalizado o comércio aberto para o cumprimento das normas de segurança.
Sobre a alta de casos, disse que os números estão relacionados ao aumento do volume de testes feitos. Foram 930 exames aplicados no mês de junho. Informou ainda que acompanha os dados da doença e “não hesitará, se necessário for, voltar atrás na abertura do comércio no fim de semana e não irá abrir restaurantes e bares, enquanto a cidade continuar na fase laranja”.
Fonte: G1