Defesa Civil emite alerta de temporal com ventos de até 60 km/h na RMVale
A entrada de uma nova frente fria associada à grande oferta de umidade voltou a deixar o tempo instável na quinta-feira (16) e nesta sexta-feira (17), no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Segundo alerta da Defesa Civil Estadual, há previsão de chuva forte para todo o estado, mas o acumulado será maior nas cidades da região. As pancadas de chuva podem ser acompanhadas com rajadas de ventos e raios.
A chuva deve começar no período da tarde e poderá estar acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h, além de descargas elétricas. A região pode registrar acúmulo de 80 mm a 100 mm de chuva, segundo a Defesa Civil. A condição deve permanecer na RMVale até o sábado (19), quando a frente fria perde força.
Segundo o capitão Antônio Bernardes, coordenador regional da Defesa Civil, a população deve ficar atenta porque há condições para deslizamentos de terra e alagamentos.
“É importante ficar atento a todas as ações que os agentes municipais estão fazendo nos municípios, como vistoria em imóveis, interdição de locais de risco.
Essa chuva pode provocar deslizamentos de terra, principalmente nas encostas. Ao perceber uma trinca na parede, uma porta que não está abrindo é importante acionar a Defesa Civil e sair de casa”, alertou.
Ainda de acordo com a Defesa Civil Estadual, o Litoral Norte pode ser mais afetado já que possuí muitas áreas com encosta. Desde o último fim de semana, as cidades litorâneas têm registrado diversos estragos causados pela chuva, como alagamentos e deslizamentos de terra.
O órgão alerta ainda a possibilidade de transtornos, como desabamentos, deslizamentos, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas com raios e vento. É recomendado que a população evite enfrentar alagamentos ou enxurradas, não permanecer embaixo de árvores e ter atenção com trincas e rachaduras nos imóveis.